Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Bom Jesus da Lapa realiza troca de Comando

0
GrupoSCosta-350x250px

A Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Bom Jesus da Lapa realizou cerimônia de troca de comando na manhã desta quinta-feira(16), que foi presidida pelo Capitão-Tenente Luis Felipe Melo da Mata, Capitão dos Portos do São Francisco. Em função da Pandemia da Covid-19, o evento contou com uma quantidade reduzida de pessoas, e seguiu algumas medidas de segurança.

BahiaFArmShow-350x250px

Durante a cerimônia, o  Capitão Tenente André Luiz Moura Mateus foi aplaudido pelas representações da cidade pelo trabalho desenvolvido em prol da população, onde desempenhou a função de Comandante da Unidade Fluvial da Marinha do Brasil.

Durante os seus onze meses e 20 dias de comando da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, o Capitão-Tenente Mateus desenvolveu  um grande trabalho de aproximação da Marinha com a comunidade para a disseminação de conhecimentos importantes para a navegação, e contribuiu em diversas ações no Rio São Francisco, como: no setor do Ensino Profissional Marítimo, criou  26 turmas que formaram 652 novos aquaviários, possibilitando a profissionalização dos cidadãos da região; em apoio a Policia Militar da Bahia, instruiu, por meio de Curso Especial para Tripulação de Embarcações do Estado no serviço Público (ETSP), 23 Policias Militares, possibilitando mais uma ferramenta para a instituição; no setor da Segurança do Trafego Aquaviário, foram realizadas fiscalizações em 1.880 embarcações, durante as Inspeções Navais, bem como forma proferidas 24 palestras e campanhas educativas para 702 ouvintes, buscando assim orientar os navegantes sobre a importância da busca constante elevar a mentalidade marítima; também foram emitidas 203 Carteiras de Habilitação de Amador(CHA), para os navegantes de embarcações de esporte e recreio, e registrada mais de 349 embarcações; no setor administrativo, algumas reformas podarem ser feitas, como de parte dos pátios da Agência, dos Alojamentos, Copas e Banheiros da Guarnição, do piso do pátio principal, do paiol da Seção de Manutenção de Embarcações e Viaturas e da área de convívio social; para o maior conforto ao usuários dos serviços da Agência, foi implantado o Grupo de Atendimento ao Público (GAP); no setor de Manutenção de Embarcações e Viaturas, a Agência Escola Flutuante “Saldanha Marinho” e a embarcação “Carcará” foram revitalizadas, ampliando a capacidade operativa de AgBJLapa; no setor social, por meio do Projeto Pátria Amada Brasil, foram realizadas eventos cívicos em escolas da região, como o Cerimonial à Bandeira Nacional, com a participação de diversos alunos, que puderam presenciar um pouco como é a vida marinheira; e  Operação Cisne Branco, que consiste em um concurso de redação em âmbito nacional, com temas voltados para atividade marítima.

“Desde o início, não trabalhei com números, trabalhei com pessoas, esse foi o meu compromisso com os meus subordinados. Sempre acreditei, nesse intenso período, que para superar os desafios diários da função e cumprir nossa missão, deveríamos orientar e pauta nossas ações nas Normas da Autoridade Marítima e no estrito cumprimento do dever legal. Durante essa jornada, posso garantir que empreguei, a cada minuto, as minhas maiores energias e disposição em benefícios do serviço. Com a mesma convicção, acreditei que os resultados seriam mais abrangentes e efetivos, se nossa Agência atuasse em cooperação com os deveres entes públicos e privados da nossa comunidade. Nesse rumo, tive o privilégio de encontrar o apoio incondicional e necessário para transformar ideias e ações em realizações”, disse.   

Além de agradecer aos Comandantes e Ex-comandantes da Marinha, a  exemplo do Capitão-Tenente Luis Felipe Melo da Mata, Capitão dos Portos de Juazeiro, também agradeceu as representações militares, políticas e religiosas de Bom Jesus da Lapa e região, como também a Sociedade  Amigos da Marinha entre outras representações, os  seus país que faleceram recente e familiares.

Após proferir agradecimentos às autoridades, instituições e companheiros de trabalho o comandante exonerado do comando retornará para o Rio de Janeiro, onde continuará prestado serviços a Marinha do Brasil. 

Agora quem assume o posto para dar continuidade ao trabalho é o Capitão Robson Parada da Silva,  que terá a responsabilidade de comandar uma agência que abrange 91  municípios da Bahia, na região Oeste. 

O novo capitão agradeceu o apoio do ex-Comandante Mateus, pelo apoio e transparência durante o processo de transição do comando.  E também, com emoção, agradeceu aos seus familiares pelo apoio. Ele afirma  que dará continuidade os trabalhos deixados pelo antigo comandante e será o elo entre a Marinha do Brasil e a comunidade através de ações que envolvam as duas partes, mas sem abrir mão da responsabilidade de salvaguardar a soberania marítima e da preservação dos rios e da fiscalização náutica. 

A solenidade foi prestigiada por autoridades militares – representantes Policia Militar, entre outras autoridades do município.