
Entre os dias 1º e 6 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa (AgBJLapa), intensificou as ações de fiscalização do tráfego aquaviário no rio São Francisco. A iniciativa teve como objetivo contribuir com a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no rio e a prevenção da poluição ambiental causada por embarcações ou suas instalações de apoio, em razão do expressivo aumento de visitantes e embarcações que se dirigem ao município de Bom Jesus da Lapa (BA) para participar de uma das maiores manifestações religiosas do país.

As atividades foram realizadas durante a 334ª Romaria do Bom Jesus da Lapa, que reuniu cerca de 700 mil romeiros e peregrinos vindos de diversas regiões do Brasil. Nesse contexto, a equipe de Inspetores Navais da AgBJLapa — composta por sete militares, duas viaturas e duas embarcações — realizou 359 abordagens, aplicou 84 testes de alcoolemia e lavrou três autos de infração. As ações concentraram-se, principalmente, nas embarcações destinadas ao transporte de passageiros, bem como nas voltadas ao esporte e recreio.
A atuação intensiva da Marinha reafirma seu compromisso com a proteção da vida e com a promoção de um ambiente seguro para todos que visitam Bom Jesus da Lapa nesse período marcado pela fé, tradição e devoção.