Ampliação do sistema de reconhecimento facial e de placas para Bom Jesus da Lapa  e mais 77 municípios é autorizada

0
GrupoSCosta-350x250px

A Tarde

Desde o lançamento, a tecnologia já foi responsável pela prisão de 211 procurados  pela Justiça/Foto: SSP/Bahia

A ordem de serviço para a ampliação do sistema de reconhecimento facial e de placas em Bom Jesus da Lapa  e outras 77 cidades da Bahia foi assinada pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, na manhã desta terça-feira, 27.

O investimento avaliado é de R$ 665 milhões e inclui a prestação de serviço através do consórcio vencedor da licitação, o conglomerado Oi SA e Avante SA, por cinco anos. Inicialmente a tecnologia será ampliada a 39 cidades da Região Metropolitana e do interior. As demais deverão receber a implantação do serviço até o final de 2022.

“Nós temos agora talvez a melhor tecnologia do país nesta área. Há cerca de três anos,  implementamos um projeto piloto de reconhecimento facial na cidade de Salvador, fruto de visitas que fizemos à Europa e à China. Essa tecnologia serve para prevenir crimes, socorrer pessoas e para a funcionalidade da cidade”, disse Rui.

Para o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, o investimento vai dar muito mais resolutividade para a Segurança Pública. “O sistema é capaz de identificar facilmente as pessoas que são procuradas e tem uma coisa que o governador falou que é muito importante, identificar crianças perdidas e pessoas desaparecidas. Há pouco tempo, um coreano estava perdido da família aqui em Salvador e foi encontrado com a ajuda de algumas câmeras”.

Desde o lançamento, a tecnologia já foi responsável pela prisão de 211 procurados  pela Justiça.