Matadouro frigorífico de Bom Jesus da Lapa começa a funcionar dia 11 de fevereiro

0
GrupoSCosta-350x250px

O Matadouro e Frigorífico Municipal de Bom Jesus da Lapa, que fica localizado no povoado de Salinas,  finalmente vai  iniciar suas atividades. A data foi acertada durante uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira(24),  na sede do Ministério Público  Estadual (MP-BA) da cidade.

mpParticiparam da reunião o  promotor de Justiça, Dr. Clodoaldo Anunciação;  o Secretário  Municipal de Agricultura, Marcos Haiala; o Secretário de Administração, Victor Hugo; um dos empresário que administrarão o matadouro, João Lisboa e a Vigilância Sanitária  de Bom Jesus da Lapa.

Um dos principais pontos frisados por Dr. Clodoaldo, foi o combate a venda de carnes clandestinas no município, onde as primeiras ações precisam perpassar pelo dialogo com os comerciantes.  E disse da necessidade de maior atuação da Vigilância Sanitária e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), que precisam de mais condições para  fazer as fiscalizações.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com o empresário João Lisboa, o frigorífico de Bom Jesus da Lapa já era para ter começado a funcionar, no entanto precisou fazer alguns  ajustes necessários,  solicitados pela ADAB, e depois disso,  só precisava do parecer do MP e da prefeitura para começar. E em acordo com a prefeitura e com o MP,  marcou para o dia 11 de fevereiro o início das atividades do matadouro.

Ele disse ainda,  que um  profissional da empresa virá de São Paulo  para dar um curso para os novos funcionários contratados para trabalhar no frigorífico de Bom Jesus da Lapa.

O Secretário de Administração, destacou que a Gestão Municipal prestará todo apoio para o frigorífico começar a funcionar no próximo mês, e que irá fortalecer as ações da Vigilância Sanitária com mais funcionários e com um veículos  para intensificar a fiscalização. Victor frisou ainda, junto com o Secretário Municipal de Agricultura, Marcos Haiala, que vão buscar também, maior atuação da ADAB, que precisará aumentar a fiscalização  junto com a vigilância.

O Matadouro e Frigorífico Municipal foi inaugurado pelo governador Rui Costa no dia 09 de junho em parceria com a prefeitura de Bom Jesus da Lapa. O projeto, que representa um avanço na cadeia produtiva, teve o investimento de cerca de R$ 5 milhões na obra e equipamentos e atenderá a legislação sanitária.