Bom Jesus da Lapa começa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida em todas as unidades do SAC. Foto: Carol Garcia / GOV BA

Nesta segunda-feira(11), as unidades do SAC na Bahia começaram a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todos os postos de atendimento, incluindo Bom Jesus da Lapa, que agora passa a oferecer o novo documento.

📲 Clique aqui para fazer parte do canal do Notícias da Lapa no  WhatsApp.

Além de Bom Jesus da Lapa, a CIN está disponível em outras cidades da Bahia, como Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique, totalizando 90 unidades da rede SAC em todo o estado, incluindo as três carretas do SAC Móvel.

Como obter a nova CIN

Para solicitar a nova identidade, é necessário realizar o agendamento pelo aplicativo SAC Digital, pelo site ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (telefone fixo).

Entenda a CIN

A primeira via da CIN é gratuita e traz o CPF como número único de identificação. Para obtê-la, o cidadão precisa apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) e, caso a certidão seja plastificada, levar uma cópia. Além de ser um documento de identificação, a CIN permite incluir informações adicionais, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, condições de saúde, tipo sanguíneo, opção de doação de órgãos, entre outras.

A versão digital da CIN estará disponível três dias após a impressão, no portal GOV.BR, e o documento físico virá com um QR Code para autenticação.

Validade da CIN e do RG

O modelo atual de RG continua válido até 28 de fevereiro de 2032, mas a CIN tem validade diferenciada conforme a faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.