Bom Jesus da Lapa confirma três primeiros casos de Influenza A H3N2

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia,  anunciou, na manhã desta quinta-feira(13),  os três primeiros casos de infecção pelo vírus Influenza A H3N2 na cidade.

BahiaFArmShow-350x250px

Não foi divulgado se as três pessoas residem em Bom Jesus da Lapa, o sexo e nem faixa etária. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN.

O comunicado  emitido pela secretaria orienta os cidadãos para a necessidade de seguir os protocolos sanitários como: uso de máscara e evitar aglomeração, além disso, ações serão realizadas pela Vigilância Epidemiológica.

O que é o H3N2 e como ocorre a transmissão?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados.

É facilmente transmitido de pessoa para pessoa, semelhante a como ocorre com o coronavírus atravpes de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.

O H3N2 surgiu em Hong Kong na década de 1960, mas sofreu uma nova mutação na Austrália. A cepa é chamada de Darwin, pois é o nome da cidade australiana onde ela foi sequenciada.

Período de transmissão da H3N2?

O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas.

Casos de Covid-19

Ao todo, Carinhanha contabilizou 6.303 casos confirmados, sendo que 6.074 pacientes se curaram, 131 ativos e 96 morreram por complicações da doença.