Bom Jesus da Lapa ganha reforço do fumacê no combate ao mosquito transmissor da dengue

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: divulgação

A cidade de Bom Jesus da Lapa passou  a contar, desde a última terça-feira(5), com o serviço do Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê, como estratégia de combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti(veja vídeo).

📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal do site Notícias da Lapa no WhatsApp.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo a Secretaria de Saúde, em virtude do período de chuva no município e do calor, fica propenso para surtos de casos de dengue, por isso foi intensificados as ações de combate ao mosquito causador da doença na cidade. “A dengue é uma doença grave que pode matar e é transmitida através do mosquito o aedes aegypti. Este mosquito também é transmissor de doenças graves como Zika e Chikungunya”.

Ainda de acordo a pasta, para o combate do mosquito a Secretaria de Saúde está realizando o ciclo de borrufação de combate ao mosquito da deegue que ocorre nos bairros da cidade.

Confira a programação:

1- CIDADE NOVA, JUREMA, MARIMBONDO, PRIMAVERA 1 E 2, BOM JESUS E MIRANTE DA LAPA NOS DIAS: 06, 09 E 13 DE MARÇO.

2- RECANTO DA LAGOA, LAGOA GRANDE, SANTA LUZIA, NOVA BRASILIA, PARQUE VERDE E BEIRA RIO NOS DIAS: 07 E 11 DE MARÇO

3- MAGALHÃES NETO, JOAO PAULO 2, AMARALINA, SÃO JOÃO, MARAVILHA 2 E SOLEDADE NOS DIAS 08 E 12 DE MARÇO

RECOMENDAÇÕES: Protejam os animais de estimação e alimentos, abram portas e janelas para que a pulverização atinja o interior do imóvel. 

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ao todo, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta. São 29.982 casos prováveis até o dia 2 de março de 2024, marcando um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A nona morte causada pela Dengue no estado em 2024 foi confirmada pela Câmara Técnica da Sesab nesta terça-feira (5). A vítima morava em Vitória da Conquista e é o segundo óbito ocorrido no município do Sudoeste baiano neste ano. Os outros sete óbitos registrados aconteceram em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê.