Bom Jesus da Lapa já está com 100% da rede hoteleira ocupada para o início da Romaria

0
GrupoSCosta-350x250px
Chegada de romeiros/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Suspensa de forma presencial desde 2020 devido à pandemia de Covid-19, a preparação para a tradicional novena e festa do Senhor Bom Jesus da Lapa deste ano têm movimentado a Capital Baiana da Fé. A rede hoteleira e o comércio local  comemoram a volta de turistas e fiéis para acompanhar uma das romarias mais  antigas do Brasil, considerada a terceira maior do país — que tem início nesta quinta-feira, 28, e vai até o dia 06 de agosto.

Como já era previsto,  no dia que inicia o evento, a  rede hoteleira já atingiu 100%  de ocupação dos leitos, segundo a associação que representa a categoria no município.

Chegada de romeiros/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Em entrevista ao site Notícias da Lapa, o presidente da Rede Hoteleira lapense, Alexsandro Xavier Silva, afirmou que Bom Jesus Lapa terá uma das maiores romarias. “Nós vamos ter uma das maiores romarias de Bom Jesus da Lapa este ano, uma das maiores de todos os tempos. Ninguém tem vaga mais, quem tem vaga é um ou outro apartamento porque alguém desistiu, porque adoeceu, porque teve algum contratempo”.

BahiaFArmShow-350x250px

Em sua fala o presidente  frisou sobre a importância das ações promovidas pela prefeitura, que segundo ele favoreceu melhor a estrutura e acolhimento para os romeiros, além de melhor orgnaização do evento.  “O romeiro tem mais espaço agora, já que os principais locais turísticos da cidade ficaram mais amplos e belos”, disse.

Chegada de ônibus com romeiros/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Alexandro destacou a importância dos romeiros para a cidade, e da atenção que os fiéis que visitam a cidade precisam receber, já  que “não adianta ter igreja, hotel, bar e barraca, se não tiver o público maior que são os romeiros”. Ele lembrou que nos dois últimos anos, do mesmo período  a capital baiana da fé não recebeu visitantes devido a pandemia da Covid-19 e a cidade tinha tudo (infraestrutura) e não tinha o principal, o romeiro. “Quando você não tem o romeiro você não tem alegria”.

“Este ano vai ser  uma das maiores romarias. Para se ter uma ideia, o último final de semana foi um dos finais de semana mais movimentados que eu já vi  na Lapa. E agora, não temos mais vagas nos hotéis.  Tem gente que já está me perguntando se em  Santa Maria  ou  São Félix tem vaga”, finalizou.

A Romaria do  Bom Jesus da Lapa é considerada a terceira maior do país. O evento religioso atrai fiéis de várias partes do país há mais de três séculos. Este ano, na sua 331ª edição, são esperados milhares  romeiros que não tiveram como visitar o Santuário  nos dois últimos anos.