Bom Jesus da Lapa recebe Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano; confira a programação

0
GrupoSCosta-350x250px

Vem aí mais um Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano. Desta vez, o evento acontecerá no Campus Bom Jesus da Lapa, entre os dias 02 e 05 de outubro.  Até o dia 03 de outubro, é possível se inscrever e garantir a participação no Congresso que reúne 8 eventos internos em sua programação.

O evento é presencial, mas terá transmissão ao vivo de algumas atividades no Canal do IF Baiano noYoutube. Os cerca de 800 congressistas chegarão à Bom Jesus da Lapa na segunda-feira, 02, e na terça-feira, 03, às 8h da manhã acontecerá a abertura do evento.

BahiaFArmShow-350x250px

Para iniciar os três dias de programação, o Campus Bom Jesus da Lapa receberá a mesa redonda “Ações afirmativas – desafios contemporâneos” com a diretora dos Campus dos Malês da UNILAB, Mírian Sumica Carneiro Reis, Iara Bernabó Colina do GENI – IF Baiano e Eliane Mahl do NAPNE – IF Baiano.

Os eventos internos que vão compor a programação são: Mostra de Iniciação Científica (MIC 2023); III Seminário do PRP – IF Baiano; III Seminário Institucional de Pós-graduação; Seminário de Internacionalização – IV Sinter;  IX Seminário do PIBID; Seminário de Extensão, Inovação e Cultura – SEIC; I Mostratec; e a etapa final do Festival de Arte e Música do IF Baiano – FAMIF.

Com o tema “Ciência, Diversidade e Tecnologia: 15 anos do IF Baiano”, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão é um evento acadêmico-científico que objetiva divulgar a produção de conhecimento entre discentes, extensionistas, profissionais da educação, pesquisadores(as), gestores(as) e demais interessados(as). Visa fortalecer por meio de experiências inovadoras a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como eixos de integração o desenvolvimento territorial e institucional, contemplando diversidade, inclusão, gênero, internacionalização e diferentes culturas.

Confira a programação completa com oficinas, minicursos, palestras, mesas-redondas, atrações artísticas, apresentação de comunicações e premiações no site do evento.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia. Atualmente, possui 14 campi nos municípios de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira e Serrinha, Alagoinhas, Itaberaba e Xique-Xique.

 Desde o início da semana, agentes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), com o apoio de dois aeronaves, atuam em Ibotirama, no Oeste da Bahia, no combate aos focos de incêndios no município.

No período de 15 a 18 de setembro, o 18º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo General Mello Bravo, atuou em apoio ao Corpo de Bombeiro Militar, na zona rural do município de Poxoréu (MT), município distante 112 km de Rondonópolis, no combate aos focos de incêndio no Cerrado Mato-grossense.