Bombeiros controlam incêndio em vegetação na zona rural de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Desde o início da tarde do último sábado (16), equipes do 20º Batalhão (20º BBM) atuam em um incêndio que atingiu uma área de vegetação à altura do povoado de Codorna, às margens da BA-160, a cerca de 29 km da sede de Bom Jesus da Lapa. A ocorrência é registrada  sentido Paratinga.

BahiaFArmShow-350x250px

Militares a bordo de dois caminhões e uma viatura de deslocamento rápido atendem à ocorrência. Vários combates foram realizados ainda no sábado (16), o que eliminou focos de grandes proporções e riscos a propriedades.

O trabalho foi retomado na madrugada deste domingo (17), com o monitoramento da área já atingida e o combate direto a novos focos de incêndio. Até o fim da tarde, as equipes e os caminhões permanecerão no local com o objetivo de debelar completamente as chamas.

Além das viaturas equipadas com milhares de litros de água, materiais como mochilas costais abastecidas e instrumentos de sapa são utilizados para combater o fogo onde não é possível chegar a bordo dos veículos. O comandante do Batalhão, tenente-coronel BM Bahia, também já solicitou reforço à Base Oeste, com o objetivo de enviar mais bombeiros ao local.

Não há informações sobre o que deu início às chamas, mas o alerta é para que a população, de maneira geral, continue vigilante quanto ao uso indevido do fogo para queimar lixo ou limpar propriedades, ao descarte de bitucas de cigarros ao lado de rodovias, ao uso de fogos de artifício em áreas de mata ou qualquer outra ação que possa dar início a um incêndio florestal.