Câmara aprova inclusão do Dia Municipal do Espiritismo no calendário de eventos de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A primeira sessão do mês de junho, realizada nesta  terça-feira (1º), da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, foi marcada pela aprovação, em segunda e última discursão,  do Projeto de Lei nº 1.443/2021 que institui 18 de abril como o Dia Municipal do Espiritismo. Concebida pelo vereador Ernesto Julião de Almeida Fraga(AVANTE), a proposta foi aceita pela casa legislativa, que a admitiu por unanimidade dos votos. Agora resta a sanção do prefeito Fábio Nunes(PSD).

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo o projeto, o Dia do Espiritismo integrará o calendário oficial de eventos da cidade. “Fica o Centro Espírita Obreiros do Porvir  responsável pela programação geral das comemorações deste dia em todo município, devendo contar com todas as Instituições e seus associados para, em conjunto, desenvolverem atividades para a promoção e difusão da Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto – filosofia, cientifico e religioso”.

O parlamentar justifica que o objetivo maior da proposta “é o reconhecimento de uma crescente e pujante parcela da população que expressa sua religiosidade através da Doutrina Espírita”.

Ernesto  relembra as origens da doutrina, o compromisso com os trabalhos sociais e a chegada da doutrina à cidade. […]Chegou em Bom Jesus da Lapa em meados dos anos 80, trazido por Edgard Spínola Teixeira, nascido numa Fazenda da Família em Palma do Monte Alto por volta do ano de 1912; depois de um tempo passou a residir em Guanambi, de onde vinha semanalmente para encontrar-se com seu  primo Osvaldo Teixeira em sua residência, onde as reuniões aconteciam”.

“Além de Edgard e Osvaldo, Abílio Bastos, Antônio Porto, Kalil Sales Filho, Ronaldo Maciel e M aria Oliveira participavam dos estudos doutrinários, constituindo assim, o grupo de fundadores do Grupo Kardecista Obreiros do Porvir, fundando no dia 19/03/1989 e, posteriormente, denominado Centro Espirita Obreiros do Porvir(CEOP)”.

O vereador destaca  ainda, que em obediência ao imperativo máximo da caridade, que norteia a religião espírita, e os  praticantes brasileiros têm realizados obras extraordinárias no campo da assistência social, sendo reconhecidos pelas comunidades. A exemplo do Centro Espírita Obreiros do Porvir, na cidade de Bom Jesus da Lapa.

O espiritismo foi codificado em 1857, na França, pelo pedagogo francês Allan Kardec, e logo se difundiu por todo o mundo. Segundo dados do IBGE, mais de 3,8 milhões de brasileiros se definem como seguidores da religião, além de milhares e milhares de simpatizantes, fato que torna o Brasil o maior país espírita do mundo.