Câmara de Bom Jesus da Lapa aprova projeto de lei que cria feriado do Dia da Consciência Negra

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa aprovou o Projeto de Lei Nº 1.550/2023 que cria o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, data celebrada em 20 de novembro. A proposta de autoria do vereador Davy do Quilombo (PT) foi aprovada por unanimidade entre os vereadores do legislativo municipal na sessão da última terça-feira(12).

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com o texto aprovado, fica  instituído no calendário oficial do município de Bom Jesus da Lapa a Semana da Consciência Negra que  deverá ser realizada na semana do dia 20 de novembro, data que fica reconhecida como o Dia da Consciência Negra no município.

Na justificativa do projeto, o vereador Davy do Quilombo destacou que a proposta busca reconhecer e celebrar a importância da data no contexto histórico cultural do município de Bom Jesus da Lapa que possui uma grande representatividade do povo negro e quilombola. “As comunidades tradicionais são marcos do renascimento da organização quilombola após o quilombo de Palmares”.

“A data  de 20 de novembro foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares” em 1695, simbolizando a resistência do povo negro contro o escravidão no Brasil. Além disso, várias entidades do Movimento Negro organizam palestras e eventos educativos para conscientização da sociedade do sociedade, destacando a importância da história do povo negro e a necessidade de igualdade
de oportunidades”. Via Comunicação CMBJL