Câmara de Bom Jesus da Lapa realiza Sessão Especial em comemoração ao Dia Nacional da Adoção

0
GrupoSCosta-350x250px

Em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, comemorado no dia 25 de maio, vereadores  e entidades de defesa da adoção realizaram uma sessão solene na Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa na noite desta quinta-feira. O evento foi presidido pelo presidente da Casa, Eduardinho Filho.

BahiaFArmShow-350x250px

A iniciativa teve como  finalidade despertar a reflexão e a conscientização sobre o tema, e  contou com a participação do Professor de Direito das Famílias, Dr. Ângelo Manuel; da  Defensora Pública  de Bom Jesus da Lapa, Dra. Layanne Veras, da Presidente da OAB – Subseção de Bom Jesus da Lapa, Dra. Sandra Regina, da Secretaria Municipal de Política Especiais, Andreia Luiza, do  representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Alan Santos Miranda,    além dos vereadores Euler Nogueira e Zezinho Duarte.  O evento também contou com a presença de estudantes de direito  da Faculdade Pitágora e de diversas representações da sociedade lapense.

Durante a solenidade, realizada pela primeira vez em Bom Jesus da Lapa,   os participantes defenderam a transformação da cultura do processo adotivo no Brasil de modo a torná-la mais inclusiva e solidária. Onde os palestrantes explanaram  a respeito do atual cenário de adoção no país, e dos desafios enfrentados. Também foi falado sobre a campanha  Maio Furta-cor, destacando que Bom Jesus da Lapa foi o primeiro município a aprovar a lei que dispõe sobre a instituição do Mês Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

Sobre o Dia Nacional da Adoção

A chance de formar uma família que transcenda os laços de sangue, baseada no amor, respeito, dignidade, afeto e na forma da lei é a principal bandeira do Dia Nacional da Adoção. A data foi comemorada pela primeira vez em 1996, no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Mas foi apenas em 2002, por meio da Lei 10.447/02, que a legislação foi instituída e a sua mensagem passou a ganhar a devida importância. A data promove, em todo País, debates e discussões sobre um dos princípios mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito da convivência familiar e comunitária, com dignidade.