Casos de covid-19 em Bom Jesus da Lapa aumentam mais de 100% em uma semana

0
LojaoCosta-350x250px

O número de casos confirmados da Covid-19 cresceu 109.09% em apenas oito dias em Bom Jesus da Lapa. O total passou de 11 no dia 28 de maio para 23 nesta quinta-feira(4), segundo boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura.

LojaoCosta-350x250px

Em uma live realizada na manhã de hoje, o prefeito Eures Ribeiro,  destacou  que o  vírus está em circulação na cidade e todas as pessoas estão vulneráveis. E atribui este aumento a dois fatores.

Ribeiro afirma que “era para Bom Jesus da Lapa ter no máximos três casos”,  e diz que o aumento, foi influenciado por  um paciente que surtou na UPA 24, quando tentou contaminar os profissionais da saúde, além de frequentar vários espaço público da cidade antes de dar entrada na unidade de saúde. Já o outro responsável pelo município chegar nos 23 casos, é uma empresa de energia que está construindo a rede de alta tensão entre Bom Jesus da Lapa e Paratinga.

De acordo estatísticas apresentada pelo prefeito, o número de casos estão distribuídos em oito áreas, com destaque para o centro da cidade e o bairro São João, com 5 casos, cada. Seguidos dos bairros Primavera II(4) e Amaralina(3). Já os bairros Maravilha II, Lagoa Grande, João Paulo II e Shangri-lá, todos com 01 caso, cada.

Segundo os dados apresentados, o sexo masculino tem se contaminado mais, representando  57% dos casos. E o sexo feminino representa 43% dos casos. Já a faixa etária de idade, o maior número de casos está entre as pessoas de 20 e 39 anos.

O prefeito destacou, que as medidas serão intensificadas, com a instalação de túneis de desinfecção, além das ações de higienização da cidade que serão mantidas, e ampliadas para os bairros.

Já o Secretário de Saúde, Marcélio Magno,  que falou das ações que estão sendo feitas pela pasta, afirmou que  já foi criado  um protocolo de enfrentamento ao Covid-19. A prefeitura montou uma estrutura, onde todos os profissionais de saúde vinculados a UPA, Hospital, Lacem e Saúde da Família, foram preparados para receber pacientes, e fazer os encaminhamentos necessários.

Ele afirma ainda, que 80% das pessoas serão assintomáticos, onde não sentirão sintomas algum, e 15% terão sintoma leves, moderados. Já 5% pode ter sintomas graves, e precisar de transferência para uma UTI. E as pessoas que apresentarem sintomas da doença, terão um local específico, “Centro de Atendimento ao Covid”,  em frente do Hospital Municipal, onde serão feitas as coletas.

Para o prefeito Eures Ribeiro, fica inviável reabrir o comércio diante do aumento de casos no município. E que o novo decreto  publicado pela prefeitura, mantém o comércio fechado, mas funcionando internamente, com o atendimento por meio de Delivery. E que a partir do dia 12 de junho, irá ser pensando um novo decreto para atender o comércio, no entanto as determinações dependerão do andamento do avanço do vírus na cidade.

Conforme o Boletim Epidemiológico, são 328 casos em monitoramento, e 44 casos esperando resultados de análises laboratoriais. Já os casos de alta do monitoramento são 1.170, e 176 casos negativos, além de 03 pacientes curados. No total são 1.739 exames analisados.

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO.