Com 11 casos confirmados, Bom Jesus da Lapa já tem contaminação comunitária pelo novo Coronavírus

0
GrupoSCosta-350x250px
Live realizada na noite desta quinta-feira(28), com a presença do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, acompanhado do  Secretário de Saúde Marcélio Magno e da Diretora da  Vigilância a Saúde, Lais Sento Sé.

Em uma live realizada na noite dessa quinta-feira(28),  o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, acompanhado do  Secretário de Saúde Marcélio Magno e da Diretora da  Vigilância a Saúde, Lais Sento Sé, falou dos novos casos registrados do coronavírus no município, que saltaram de 5 para 11 pacientes com a doença em apenas um dia.

Dos seis novos casos  anunciados pelo prefeito lapense, um caso é do  médico que atua no Hospital Municipal José Borba, em Santa Maria da Vitória, mas que tem residência na cidade de Bom Jesus da Lapa, e por isso foi contabilizado para o município. Já três  casos foram de pessoas que tiveram  contato com o segundo paciente, um homem de 37 anos, que surtou na UPA  no último dia 20 de maio, e tentou contaminar os profissionais de saúde que prestavam atendimento no local. E dois são pacientes assintomático. Já o sexto caso  o gestor afirmou que é um funcionário de uma empresa de energia que está construindo uma rede entre  Bom Jesus da Lapa e a cidade de Paratinga, que já  teve outro trabalhador confirmado com a doença.

Além dos resultados apresentados no boletim, o município ainda aguarda receber os informes dos exames de 30 pessoas. Os testes devem sair até segunda-feira, 1º de junho, o que pode aumentar ainda mais o número de casos na cidade.

BahiaFArmShow-350x250px

Na oportunidade, Ribeiro destacou que Bom Jesus da Lapa é o município que mais tem feito o monitoramento na região, chegando a 1.360 pessoas. Enquanto outros lugares  poucas pessoas foram monitoradas, e por isso aparecem sem nenhum registro da doença. E que não irá deixar de informar aos  lapenses do número de casos que surgirem na cidade. Ele também ressaltou, que os dois primeiros pacientes registrados na cidade já estão praticamente curados, e devem receber alta do isolamento domiciliar.

Sobre o novo decreto publicado na última quarta-feira(27), Eures disse que manteve o comércio fechado, porque a gestão já tinha noção da gravidade do resultado dos exames, já que a maioria apresentava sintomas. E ao ver o numero das contaminações em Bom Jesus da Lapa, disse: “nós já temos uma contaminação comunitária em Bom Jesus da Lapa. Então, esse vírus é um inimigo muito forte. Então, se nós não darmos as mãos, como a gestão, e cada um cidadão de Bom Jesus da Lapa, nós não venceremos essa guerra. Essa é uma guerra! E so poderemos vencer se formos de mãos dadas. Se não unirmos as forças, a sociedade e a gestão, nós não vencemos essa guerra”, destacou o gestor.

Eures frisou, que a única forma de vencer a Covid-19 é com o isolamento social, e  com o fechamento do comércio, a cidade atingiu 60% do isolamento na cidade, no entanto, será preciso chegar a um índice de 75%, para conter o avanço da contaminação, com a necessidade da cidade se isolar mais ainda.

O prefeito lamentou, que mesmo com o comércio fechado, muita gente fica “para cima e para baixo de carro”, e afirmou que dentro do veículo também é possível as pessoas serem contaminadas. Já que o ar condicionado puxa o ar de fora para dentro. “Vamos evitar sair de casa, seja de carro ou de moto”. Afirmando que é estressante   ficar em casa, mas é precisa buscar fazer alguma atividade. E que ir para rua é pedir para ser contaminado pelo vírus. “Ficou comprovado, nós já temos uma contaminação comunitária no município”.

Ribeiro destacou, que  proibiu o transporte para o interior do município, para evitar que o vírus chegue na população da zona rural.E pediu para os moradores ficarem no seu lugar, porque só a partir do dia 3 de junho é que a gestão saberá a dimensão do avanço do vírus no município. Na oportunidade o prefeito pediu o apoio dos   comerciantes e da população, para segam   todas as medidas de insolamento social determinadas pela prefeitura, para que o vírus não continue se alastrando pelo município. Destacando que todos os comerciantes que estão com as portas fechadas estão passando aperto, e muita gente corre o risco de perder o emprego, mas que é preciso que todos se unam e pensem  na saúde da população como prioridade nesse momento.

“As pessoas precisam da gente nesse momento. Então, fechem seu comércio, não insista! Não enfrente o poder público. Eu quero o apoio dos comerciantes. Eu já tive o apoio maciço dos comerciantes, um ou outro que insistiu em abrir, mas a maioria fecharam o comércio, e ainda me mandaram mensagem de apoio”, e continuou o prefeito: eu quero agradecer a CDL. Quero agradecer o presidente da CDL pela compreensão do momento. Não é fácil o momento que nós estamos passando, e a solução está na minha e na mão de vocês também. As minha ações tem que ter o apoio da sociedade”, disse Eures.

O prefeito finalizou  a live destacando que o momento é trágico, e que os lapenses  precisam colaborar para que a curva diminua, pelo menos com 75% de isolamento social. Já que agora é pra valer, porque o vírus chegou em Bom Jesus da Lapa. E que as pessoas podem denunciar  quem não está cumprindo as medidas de insolamento social, mandando foto ou ligando para o Disk Denuncia: (77) 99850-6488.

Existem três formas de contaminação, a daquelas pessoas que viajaram para regiões com alto índice de contaminação, vindos de cidade com circulação do vírus; a de quem teve contato com quem viajou para essas áreas, chamada de transmissão local, e aquela entre pessoas que não viajaram para nenhum lugar  e nem tiveram contato com viajantes, a chamada transmissão comunitária ou sustentada.

De acordo o último boletim divulgado  pela Secretaria Municipal de Saúde na noite de ontem,  cidade de Bom Jesus da Lapa tem 11 casos confirmados da Covid-19,  com 42 casos suspeitos e 378 casos em monitoramento.

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO.