Centro de Atenção Psicossocial de Bom Jesus da Lapa oferece atendimento online a profissionais que atuam no combate ao Covid-19 no município

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria de Saúde e Diretoria de Atenção Especializada estará disponibilizando orientação psicológica e atenção multidisciplinar individual e em grupo através do  CAPS III Emília Pereira Valverde por videoconferência aos profissionais de urgência e emergência que estão na linha de enfrentamento ao avanço do COVID-19. Durante a pandemia, profissionais da saúde estão constantemente expostos à situação e, por isso, podem sofrer um desgaste emocional.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com o  psicólogo, especialista em saúde mental coletiva e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea João Paulo Oliveira, coordenador do CAPS III de Bom Jesus da Lapa,  ideia do projeto é  oferecer orientação psicológica aos profissionais de saúde, sejam médicos, enfermeiros e técnicos da rede de urgência e emergência da UPA 24H, SAMU, HMCD e MATERNIDADE. O objetivo é oferecer um atendimento aos profissionais de forma individualizada ou através grupos por videoconferência. Um dos objetivos da abordagem psicológica consiste em trabalhar com o sujeito que lida com situações e eventos desencadeadores de estresse, por seu caráter imprevisível e pelo perigo imediato que representam à sua integridade física e emocional dos profissionais envolvidos, requerendo, desta forma, ações imediatas. Que é o caso dos profissionais de saúde, mais especificamente nesse momento, “eles estão sendo os heróis. São eles que estão na linha de frente, inevitavelmente. Fazendo as triagens, as analises, as ações médicas, tanto nos hospitais, como no SAMU ou na UPA”, afirma.

“É preciso pensar nesses profissionais, porque eles também sentem medo em função do desconhecido – muitos tem um idoso em casa, tem uma criança, um filho ou uma filha e que nesse momento tem que se afastar do convívio familiar ou adotar outra abordagem para se aproximar destes em função do seu exercício profissional, ou seja, o impacto psicológico de tudo isso é muito grande”.

João Paulo destaca que, antes de mais nada, todos precisam  ter o desejo de ajudar o próximo nesse momento e os profissionais do CAPS III são fundamentais, pois além de também estarem na linha de enfrentamento, estão ofertando suporte aos demais profissionais da rede de saúde local com demandas emergenciais em face do COVID-19.

O Coordenador do CAPS III afirma que as  orientações estarão sendo disponibilizadas a partir do dia 13/04.  “Porque os nossos profissionais de saúde de Bom Jesus da Lapa estão empenhados na linha de frente, honrando o juramento que fizeram para o exercício da medicina,  enfermagem ou técnicos, estão ali firmes,  embora com as incertezas que o grave momento se apresenta”, afirma João Paulo.

“Todos estão sofrendo  algum impacto e limitação com essa pandemia, estaremos levando profissionais de diversas áreas para dialogar com a sociedade na difícil etapa do isolamento social e se cada um fizer um pouco será possível  minimizar as consequências e reduzir os danos”.

Ele lembra ainda, que o momento que estamos vivendo precisa ser pensado para além de nós mesmos. “A Secretaria de Saúde, o DAE e o CAPS III estão dispostos a oferecer também a comunidade Lapense formas de minimizar os impactos que o isolamento social nos condiciona, oferecendo uma abordagem direta com a população. Assim, sugere a todos que acompanhem as ações do CAPS III neste difícil momento através do Instagram e Facebook da unidade: @caps3bomjesusdalapa”.

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO