Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa forma  primeira   turma de Engenharia Mecânica no oeste da Bahia

0
GrupoSCosta-350x250px

4db2b063-ae83-4464-acec-1042003567d4A última  quinta-feira(1) de agosto  foi  um dia  histórico para a comunidade do Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que realizou  a colação de grau da primeira turma do curso de Bacharel em  Engenharia Mecânica do Campus.

DSC_3730O Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Anderson Breno Souza,  fez um discurso emocionado e incentivou os formandos a continuarem o caminho de estudos. Destacando que o momento não era  importante só para os alunos, mas para os funcionários do Campus da UFOB de Bom Jesus da Lapa que constroem a instituição todos os dias. “Eu sonhei com esse momento, dos primeiros alunos do nosso Campus sendo formados. Porque a gente sabe como é desafiador montar um curso em uma cidade que está longe dos grandes centros, uma cidade que necessitava de uma Universidade Federal. Muitos de vocês que estão formando, se não fosse a UFOB aqui, da forma como é, com esse incentivo do auxílio estudante, a gente não iria conseguir preencher turma e nem os estudantes iriam conseguir ingressar na universidade,  se não fosse desse jeito como é”, disse.

DSC_3768O vice-diretor do  Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, Issao Sato, em seu pronunciamento agradeceu a reitoria da UFOB e parceiros[que fizeram parte do processo da interiorização da instituição] pelo pioneirismo. Agradeceu  também ao ex-diretor Antônio da Silva Almeida, pela dedicação e manutenção, que possibilitou o crescimento do Campus.

BahiaFArmShow-350x250px

Sato destacou que a colação de grau  da primeira turma  não representa só uma  vitória pessoal para os estudantes, mas uma vitória coletiva, já que os formandos fazem parte da primeira turma de Engenharia Mecânica de Bom Jesus da Lapa, que começaram  como parte de uma grande ideia, de transformar o oeste baiano  em um lugar com um ensino superior de qualidade.  “Tenham com vocês a responsabilidade social, como engenheiras e engenheiros formados aqui em Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia. Por isso, peço que façam um juramento diário, postos com mentes fechadas: fechadas para o extremismo, fechadas para o retrocesso social, fechadas para as inutilidades do nosso tempo. E façam  outro juramento de corações abertos: abertos a ética da profissão, abertos as necessidades locais, e abertos ao que há demais valioso na vida: que somos nós, a sociedade. Jurem diariamente serem engenheiros para os que mais necessitam. E jurem para serem engenheiros para mudar as vidas da pessoas que mais necessitam”, pediu.

“E por fim, levem consigo o conhecimento técnico adquirido, como também, principalmente,  o orgulho desse povo que escolheu vocês como seus profissionais e representantes. Trabalhem por nós, lutem por nós e façam nos orgulhosos. E que Deus os acompanhem, obrigado!”, finalizou.

DSC_3629Já a  reitora Pro Tempore UFOB, Dra. Iracema Veloso, agradeceu o apoio da prefeitura de Bom Jesus da Lapa, a Codevasf e todos os parceiros que ajudaram o Centro Multidisciplinar a ser uma realidade no município, por terem lutado pelo sonho. E afirmou que os novos formandos representam o maior incentivo para os colegas continuarem na luta. De não desistirem. “Nós sabemos que não é um curso fácil. Os cursos de uma forma em geral, especialmente nas universidades públicas, eles não são cursos fáceis. Mas, particularmente engenharia mecânica é um curso bastante difícil, já que tem uma carga horária bastante elevada, e os meninos precisam estudar bastante, e se debruçarem. Por isso que nós sempre falamos aos nossos estudantes: não desistam no primeiro obstáculo”, frisou.

Ela destacou também a importância da UFOB para o oeste da Bahia, que além oferecer oportunidades para os filhos da região, também atender estudantes de várias partes do país.

DSC_3656Os primeiros frutos do Centro Multidisciplinar da  UFOB de Bom Jesus da Lapa têm uma importância singular  para o município  e região, uma vez que dos três primeiros engenheiros mecânicos formados, um é da cidade de Bom Jesus da Lapa, um é de  Macaúbas e outro de Vitória da Conquista. Isso reforça a importância de suas contribuições para a região, desde os trabalhos de conclusão de curso, bem como trabalhos de iniciação científica desenvolvidos para resolverem problemas locais. Também vale ressaltar que os formandos João Damasceno (de Lapa) e Ana Carolina Bonfim (de Conquista) já ingressaram no mestrado de Engenharia Mecânica da conceituada Universidade Federal de Santa Catarina, onde iniciaram suas aulas nesta segunda-feira(5/7).

DSC_3655É digno de nota que a UFOB traz a esperança para que os(as) filhos (as) dos ribeirinhos possam realizar seus sonhos de fazer  uma graduação no ensino superior público e de qualidade, somando forças com o Instituto Federal Baiano e a Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Esses foram apenas os primeiros bons frutos de inúmeros outros que virão e a sociedade lapense que só tem a ganhar pela aquisição  dessa instituição federal de ensino superior.