Colégio de Bom Jesus da Lapa retoma aulas presenciais obedecendo às regras de distanciamento social

0
GrupoSCosta-350x250px

O Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova reabriu as portas para os alunos, no sistema de aulas semipresenciais ou híbridas, nessa segunda-feira (26), conforme determinação do Governo da Bahia, que havia suspendido a modalidade de trabalho remoto em todos os setores da administração estadual.

A direção do Colégio estabeleceu uma série de cuidados, seguindo as regras sanitárias do Ministério da Saúde, para evitar o contágio da Covid-19.

BahiaFArmShow-350x250px

Vários lavadores de mãos disponíveis na instituição e os alunos só entram no prédio depois das medidas de higiene, com utilização de álcool e aferimento da temperatura corporal por um dos servidores na entrada da escola.

Segundo a coordenadora pedagógica, Isabel Geane, o retorno dos alunos atendeu às expectativas para esse período inicial. Cerca de 40% compareceu, dentro do limite de 50% das turmas, por dia, em sala de aula. Ela atribui o fato de não ter atingindo ainda os 50%, ao temor de alguns alunos em se contaminarem com o novo coronavírus.

“Acreditamos que nos próximos dias, não havendo aumento de casos de Covid na região, com superlotação dos leitos hospitalares, os estudantes que ainda se sentem inseguros para o retorno presencial, vão adquirir confiança e voltar às salas de aula. Também esperamos que o município inicie o transporte escolar para que os alunos da zona rural venham à escola. Por enquanto, eles continuarão no sistema remoto”, explicou Isabel Geane.

As medidas de segurança adotadas pela escola cobrem toda a área interna, que está sinalizada para facilitar o controle de aglomerações. Os alunos receberam máscaras e fazem as refeições em espaço preparado no pátio coberto.

No interior das salas, as carteiras estão organizadas para garantir o distanciamento entre os alunos. Os aparelhos de ar condicionado foram desligados e a direção instalou ventiladores, além de manter portas e janelas abertas, de forma que provoque a constante circulação de ar.

“Pedimos aos pais e às famílias dos alunos que colabore com as nossas medidas de segurança. Nos casos em que surgirem pessoas com sintomas gripais ou casos positivos da Covid na família, deve-se informar a escola e o estudante deverá permanecer em casa, sem comparecer à escola. A escola está pronta para agir imeditamente quando surgir algum aluno contaminado. Nesse caso, toda a turma será suspensa das aulas presenciais, retornando ao modelo remoto”, esclareceu Isabel Geane.

Informações e fotos Portal Lapa Oeste.