Com  aumento de casos de dengue, Bom Jesus da Lapa cria unidade Sentinela e intensifica ações do carro fumacê

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Ação do carro fumacê

O cenário em relação a arboviroses (dengue, zika e chikungunya) é de alerta em todo o estado da Bahia, o que tem levado à intensificação das ações de prevenção e bloqueio por parte dos órgãos públicos de saúde. Mas, diante do aumento da infestação do Aedes aegypti e do crescimento na quantidade de casos, a população tem sido alertada e convocada a entrar no combate ao mosquito, a fim de controlar o avanço da transmissão das doenças.

Em Bom Jesus da Lapa, segundo a  Diretoria  de Vigilância em Saúde, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, este ano já são 647 casos da dengue positivos notificados.

BahiaFArmShow-350x250px

O aumento de ocorrências, justamente pelas temperaturas mais altas desse período, o que favorece à proliferação do mosquito. Por isso, as equipes de combate às endemias veem intensificando as ações de controle, principalmente nos bairros com maiores índices de infestação. Mutirões foram já foram realizados em alguns bairros, recolhimento de pneus abandonados na cidade, além de criação da Unidade Sentinela na USF da Santa Catarina e intensificação do uso do carro fumacê.

População deve fazer a parte dela

A Diretora de Vigilância em Saúde, Laís Sento Sé, afirma que o  trabalho de eliminação do mosquito depende, essencialmente, da população. Por isso, segundo ela, é hora de ligar o alerta e reforçar os cuidados em casa, eliminando qualquer mínimo foco de água parada e tampando corretamente as caixas d’águas descobertas, já que o número de casos de dengue na cidade tem aumentado consideravelmente, mesmo o município realizando vários ações.”Estamos  fazendo as eliminações através das borrifação focais e perifocal, eliminando os criadouros, fazendo visitas domiciliares e realizando palestras em escolas. As equipes de saúde da família estão trabalhando em conjunto, fazendo a mobilização com a população”.

Láis destaca ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde precisa também  que a população faça sua parte, olhando seus quintais, onde tem os possíveis focos de prováveis focos de criatórios do mosquito.