Com risco de cheia, nível do Rio São Francisco é monitorado pelo Serviço Geológico do Brasil em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Equipes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O aumento do nível do Rio São Francisco  mobiliza equipes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que estão realizando  a medição  de vazão em Bom Jesus da Lapa. A ação amplia o alerta na região de uma possível cheia, que já havia iniciado na região de Minas Gerais, passando de 07 metros acima do normal na cidade de São Romão (MG).

Equipes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) fazendo as análises no rio São Francisco/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Os dados repassado pela  CPRM  a redação do site Notícias da Lapa, registram a subida significativa do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa. Mostrando que no final da tarde de ontem, segunda-feira(27), o nível estava em 3,62 metros. Já nesta terça-feira(28), por volta das 5h40, 3,80 metros;  às 9h, 3,92 metros,  e às 11h marcava 4,02 metros.

Equipes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM)/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

De acordo os engenheiros  da CPRM, Nildo dos Santos e Micherlan Max, que estão analisando a vazão, qualidade e fazendo a coleta  sedimentométricas do rio, o nível do São Francisco  pode chegar aos 5 metros até o final da  tarde de hoje em Bom Jesus da Lapa.

Parte de algumas ilhas já foram cobertas na região de Bom Jesus da Lapa/Foto: José Hélio/ Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

Os profissionais que  que realizam os trabalhos constataram que a quantidade de água que passa no Velho Chico  é muito alta,  considerando o período do ano, apresentando uma vazão de 1.500 m³, normal para as contas apresentadas. Eles destacam ainda, que essa quantidade de água que está chegando é fruto das chuvas em  Minas Gerais e na região.

A orientação é para que a população  envite tomar banho no rio nesse período, e as pessoas que moram perto ficarem em alerta.

Clique AQUI e curta nossa página  no Facebook, e fique atualizado diariamente.