Dia de São Jorge é comemorado com carreata e missa em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Acervo do Santuário

Neste sábado(23) foi  comemorado o Dia de São Jorge, o santo protetor dos soldados e militares. O santo é conhecido pela imagem em cima de um cavalo branco enfrentando dragões, símbolo dos problemas da vida e as tentações do inimigo. Jorge é o único santo venerado tanto pela igreja Católica como a ortodoxa e a igreja anglicana, que também o tem como um de seus cânones. Conforme diz a história, Jorge foi um mártir que morreu por seguir o caminho católico.

Em Bom Jesus da Lapa, a programações religiosas  do Dia de São Jorge  foi comemorado com  Alvorada Festiva, Carreta e  Missa Solene no Santuário. Como de costume, o evento contou  com a  participação da Marinha do Brasil e todos os militares.

Foto: Acervo do Santuário
BahiaFArmShow-350x250px

A programação começou logo ao nascer do sol com a alvorada. Em seguida, foi realizado  um café da manhã compartilhado com a comunidade. Às 9h, teve a concentração com os cavaleiros, devotos, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Bombeiros Civis. O cortejo saiu da rua Silvio Santos, no Bairro Amaralina, até o Santuário do Bom Jesus, onde foi realizado a Missa Solene. Já ás 12h, teve a queima de fogos, e em seguida foi o momento do almoço comunitário (tradicional feijoada de São Jorge).

Comemorando  16 anos de Fé e Devoção, a festa de São Jorge em Bom Jesus da Lapa tem com idealizador George Evilasio, e contou com apoio da Igreja Católica, e da prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

História de um dos santos mais populares da Igreja Católica.

O que se prega é que São Jorge nasceu na Capadócia e, depois da morte do pai, se mudou para a Palestina, onde entrou para o Exército Romano. Devido às suas habilidades, foi promovido no Exército e depois que o Imperador Diocleciano declarou guerra aos cristãos, ele passou por diversas torturas, sem se render.

Entre as tentativas, a mando do imperador, São Jorge conseguiu destruir um templo, resistiu às lanças vindas do Exército, mas acabou morto decapitado em 23 de abril de 303, aos 30 anos de idade. A devoção ao santo rapidamente se tornou popular e é o que sustenta hoje a fé da família.