Diocese de Bom Jesus da Lapa elege novo administrador

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Padres José Carlos é pároco da paróquia Santo Antônio, de Paratinga

O padre José Carlos Carvalho de Souza, natural da cidade de São Felipe (BA), foi eleito novo administrador diocesano da Diocese de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A eleição, realizada pelo Colégio de Consultores, aconteceu na última terça-feira, dia 10, em virtude da vacância após a nomeação de Dom João Cardoso como Arcebispo da Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte.

Conforme o Código de Direito Canônico, o administrador diocesano deve governar a Diocese provisoriamente até a nomeação do novo bispo. Após o padre José Carlos ser escolhido para esta importante função, o clero de Bom Jesus da Lapa concelebrou a Santa Missa, que foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, Dom Josafá Menezes da Silva.

BahiaFArmShow-350x250px

Novo administrador diocesano

Filho de Benedito Conceição de Souza e Maria da Glória Santos Carvalho, o padre José Carlos Carvalho de Souza nasceu em São Felipe, na Bahia, no dia 12 de agosto de 1976. Ingressou no seminário Nossa Senhora do Bom Conselho em Amargosa em 18 de fevereiro de 1999, cursou filosofia e teologia no Instituto de Teologia de Ilhéus. Foi ordenado diácono em 25 de outubro de 2008, no Santuário de Bom Jesus da Lapa.

Em 15 de março de 2009, foi ordenado presbítero na Matriz de Nossa Senhora da Glória, em Correntina, onde foi pároco por oito anos. Em 21 de agosto de 2016, assumiu como primeiro pároco a recém-criada Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no distrito do Rosário, em Correntina. Em 25 de outubro de 2018, assumiu a paróquia Santo Antônio de Paratinga, onde está atuando em seu ministério.

Durante o quinquênio de 2017 a 2022, foi coordenador da Pastoral de Presbíteros, participou da coordenação regional de Presbíteros NE3, foi membro do Conselho Presbiteral e do colégio de consultores da Diocese de Bom Jesus da Lapa.