Distrito de Irrigação Formoso e Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa realizam treinamento NR 10 pelo SENAR

0
GrupoSCosta-350x250px

 

 

BahiaFArmShow-350x250px

O Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa e o Distrito de Irrigação Formoso (DIF) em parceria com o SENAR, realizaram de 11 a 29 de setembro, o curso presencial de NR 10, voltado para segurança dos colaboradores do DIF, possibilitando que profissionais que atuam na operação e manutenção do Perímetro possam conhecer as medidas de prevenção e implementação das ações de controle em situações de emergência, de acordo com a Norma Regulamentadora, a fim de garantir a segurança e integridade desses colaboradores em seus ambientes de trabalho.

O curso foi realizado no auditório do DIF, com aulas práticas nas captações, subestações e estações, de bombeamento, aplicando uma metodologia eficiente que tratou de pontos fundamentais como: introdução à segurança com eletricidade, energia elétrica: geração, transmissão e distribuição, riscos em instalações e serviços em eletricidade, técnicas de análise de risco, medidas de controle do risco elétrico, normas técnicas brasileiras e regulamentações do MTE, equipamento de proteção coletiva – EPC e equipamento de proteção individual – EPI, rotinas de trabalho, documentação de instalações elétricas e riscos adicionais, proteção e combate a incêndios e acidentes de origem elétrica, responsabilidade e primeiros socorros.

De acordo o Gerente Executivo do DIF, Enderson José, que é Engenheiro Elétrico, concluíram o treinamento 41 pessoas, divididas em três turmas. “Esta é a terceira turma em NR 10 do Distrito de Irrigação Formoso, que já possui mais de trinta e cinco profissionais que atuam de forma direta ou indireta, dentro das estações de bombeamento, que são ambientes que possuem instalação elétrica. Logo, o treinamento desta Norma é obrigatório, já que os profissionais precisam ser dotados desse conhecimento para entender os riscos do trabalho com a energia elétrica e quais soluções adotar em caso de necessidade”.

O DIF, realiza uma gestão técnica, séria e comprometida com os produtores e os funcionários da instituição. E quando se trata de segurança, todas as normas são cumpridas para garantir a proteção desses colaboradores, já que muitos operam em ambientes com nível de tensão elétrica elevado.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Distrito também faz o seu trabalho, alinhado com o rigoroso cumprimento das Normas de Segurança adotadas pelo DIF. Os integrantes da comissão foram inseridos neste curso para também obterem mais informações e maior conhecimento do setor.

De acordo o presidente da CIPA, Flávio Mata, o Curso de NR10 realizado pelo Sindicato, junto ao SENAR, em parceria do com o DIF superou todas as expectativas, com conhecimento técnico em eletricidade e segurança do trabalho. “Quero agradecer, principalmente o Distrito, e agradecer o nosso professor Ricardo, por ter trazido uma grande carca de informações sobre a parte elétrica, cuidados e riscos.
Ele destaca ainda, que profissionais do DIF receberam orientações atualizadas referentes à prevenção de acidentes de trabalho que a norma NR 10 abrange com medidas de segurança e controle de riscos existente no setor elétrico.

A parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, foi fundamental para que o curso fosse realizado pelo SENAR (Serviço de Aprendizagem Rural), com um o modelo já validado e uma metodologia que os participantes ficaram satisfeitos. O curso NR 10, considerado de alto nível, obrigatório, ocorreu de forma presencial e durou quarenta horas.

O Presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Ervino Kogler, destaca que o sindicato sempre está em busca de trazer melhorias, e essas melhorias geralmente são através de conhecimento. “Nós entendemos que todo investimento realizado no nosso Distrito de Irrigação sempre o produtor rural também sai beneficiado e esse curso da NR 10 que foi proporcionado para os funcionários do Distrito que fazem parte desse processo de ajudar o DIF que é nosso, nosso parceiro e caminha junto com o sindicato para ajudar e instruir o produtor”.

“Estamos muito felizes em ajudar, e o Sindicato continua sempre à disposição do Distrito de Irrigação Formoso, o nosso parceiro. Estamos também à disposição de todos os produtores rurais e dizer que todo homem ou mulher é convidado a participar, se associar e trabalhar junto com o nosso Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa”, finalizou.

ASCOM DIF