Distrito de Irrigação Formoso reúne com presidente da CODEVASF e discute pontos importantes: asfalto, energia solar e renegociação das dívidas referentes a titulação e K1

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O Perímetro Público de Irrigação Formoso em Bom Jesus da Lapa, um dos maiores produtores de banana teve dias bastante movimentados, foram reuniões, entrega de obras e de muito trabalho em prol de melhores condições para quem produz, trabalha e reside no Perímetro. Visitas técnicas para inclusão do Formoso na Rota do Mel, inauguração da adutora de água tratada e a reunião com Presidente da CODEVASF foram atividades de destaques neste mês de julho.

Reunião com presidente da CODEVASF na sede do Distrito de Irrigação Formoso – DIF

Nessa quinta-feira (15), depois da cerimônia de inauguração da adutora de água tratada, o Conselho Administrativo do DIF, Sindicato e Frutas Oeste se reuniram com o Presidente da CODEVASF, Marcelo Moreira, para apresentar algumas das demandas mais urgentes. Estradas, energia solar e a renegociação das dívidas dos produtores pessoas jurídicas, demandas que serão encaminhadas ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Asfaltamento de estradas no Perímetro

Presente na reunião, o superintende da CODEVASF de Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier reforçou junto ao presidente da Companhia as demandas dos produtores e falou de estradas. O asfaltamento de vinte e um quilômetros das estradas do Projeto Formoso, destacando “a principal do Formoso H, essa principal que liga a portaria Agrovila do 33, a estrada que liga a portaria Agrovila do setor 4 e a outra estrada em frente ao posto no CS 11 que vai até BA12”.

Harley disse também que o projeto executivo [para o asfaltamento] está pronto, já foi elaborado pela CODEVASF com recurso de reserva técnica, e passou copia desse projeto às mãos do presidente Marcelo Moreira, “que certamente vai focar e vai buscar recursos pra que ainda esse ano a gente possa ter alguma coisa efetiva em campo”.

Endividamento de produtores, Asfaltamento de estradas no Perimetro e Energia Fotovoltaica

O produtor e presidente do Conselho do DIF, Sr. Antônio Márcio, disse ao presidente da CODEVASF que o endividamento fundiário é uma questão “que precisa de solução, porque nós precisamos de segurança jurídica. Se a gente não resolver, não solucionar, a gente fica preocupado. Porque se a gente não resolver esse problema fundiário eu tenho certeza que teremos imensas dificuldades”.

Sr. Antônio disse da confiança na realização do “asfaltamento que Harley já está com a pasta [com o projeto] ‘embaixo do braço’ e a gente vai chegar lá”. Já os custos com energia elétrica representam, no mínimo, 40%, das despesas dos produtores, de acordo o presidente do DIF, que destacou a necessidade de buscar uma alternativa que permita manter a produção com uma redução de despesas. Neste caso, a energia solar é uma opção que pode ser viável para o Formoso.

As demandas serão levadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para apreciação. O Distrito, com o apoio da CODEVASF, continuará realizando esforços no sentido de melhorar as condições de produção dentro do Perímetro.

O MDR foi criado em janeiro de 2019 pelo Governo Federal com o desafio de integrar, numa única Pasta, as diversas políticas públicas de infraestrutura urbana e de promoção do desenvolvimento regional e produtivo.