Durante a sessão solene em Bom Jesus da Lapa na manhã deste sábado(30), que concedeu o título de Cidadão Lapense ao senador Ângelo Coronel, o senador Otto Alencar (PSD–BA), líder do partido na Bahia, fez um discurso firme e estratégico, reforçando a posição do PSD nas articulações para as eleições de 2026(Veja vídeo).
Ao lado do prefeito Eures Ribeiro, do presidente da câmara Gedson do Nascimento, de deputados estaduais e federais, de outros prefeitos, vereadores e lideranças do partido, Otto foi categórico ao afirmar que o PSD não abrirá mão de uma vaga na chapa majoritária ao Senado, mesmo diante da aliança histórica com o PT.
Enfatizando a lealdade e a coerência política do partido, Otto afirmou:
“A quem estendemos a mão, não a retiramos em momento nenhum da nossa história política.”
O discurso eleva o tom da disputa pelas duas vagas ao Senado, que têm como possíveis candidatos Jaques Wagner e Rui Costa (PT), além de Ângelo Coronel pelo PSD. Otto também relatou um encontro recente com o ministro Rui Costa, no qual o ex-governador teria tentado transferir a decisão sobre as candidaturas para o presidente Lula — o que, segundo o senador, demonstra a complexidade e as tensões internas nas negociações entre os aliados.