Centro Multidisciplinar da UFOB e Campus XVII da UNEB doam equipamentos de proteção para Secretaria de Saúde de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Ocorreu na manhã desta quarta-feira(25), na Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa, a entrega de 10 Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Os equipamentos serão utilizados por profissionais de saúde do município no atendimento aos pacientes com suspeita e casos confirmados do Covid-19.

Essa proteção é usada em auxílio à máscara N95, objetivando ainda mais segurança ao profissional em contato com o paciente. O projeto, batizado de “Face shield for life 3D”(tradução: Escudo facial para a vida 3D), é conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com o Professor  do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB) de Bom Jesus da Lapa e Coordenador local da ação,  Kleymilson do Nascimento Souza, “todo material produzido é a partir da tecnologia de impressora 3D, sendo o objetivo principal a proteção da região dos olhos, que ficam desprotegidos quando o profissional usa apenas a máscara N95”, destacou.

Já a  Diretora do Campus XVII da Universidade Estadual da Bahia(UNEB), Professora Cynara Sento-Sé esclareceu que, “esse é o momento em que a Universidade desempenha sua função social, unindo conhecimento e tecnologia para entregar um produto de qualidade e confiança para a sociedade”, frisou.

A parceria entre o Campus da UFOB de Bom Jesus da Lapa e a UNEB/DCHT Campus XVII de Bom Jesus da Lapa culminou na doação dos equipamentos de forma gratuita para a Secretaria de Saúde, (sem custo para o município) mostrando a importância do investimento local em atrair a educação superior para a cidade e também a importância da proximidade entre instituições de ensino e comunidade.