Entrevista: Reitor do Santuário fala como será a programação da Romaria do Bom Jesus Lapa 2021

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Reprodução

O Reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, Pe. João Batista,  participou na noite desta segunda-feira(26), de uma entrevista concedida na página do Facebook no Lapa Capital,  para falar sobre o ciclo de romaria 2021, no segundo ano de pandemia,  em especial dos protocolos  planejados para  a Romaria do Bom Jesus 2021 que inicia na sexta-feira(28).

Realização da Romaria Virtual pelo segundo ano consecutivo 

“O  ano passado nós fizemos a romaria  virtual, e dada a situação da pandemia,  imaginávamos que esse ano de 2021, teríamos condição de realizar Romaria do Bom Jesus  como sempre fizemos, com  o povo e  com todos os romeiros visitantes aqui em Bom Jesus da Lapa. Infelizmente a pandemia se estende e nós ainda estamos vivendo no tempo da pandemia, e daí então, que reunidos com a Sociedade Organizada de Bom Jesus da Lapa, a diversas instituições que representam a nossa cidade, fazendo um bom discernimento,  mais uma vez decidimos que a romaria desse ano 2021  será a Romaria também virtual, porque não temos condição da gente realizar a  romaria conforme a gente sempre fez”, disse o religioso.

Presença de romeiro em Bom Jesus da Lapa

O padre frisou, que mesmo com a presença de romeiros visitando Bom Jesus da Lapa, a Romaria 2021 será virtual. E  que a única diferença do evento para o ano passado, é que na época não não tinha movimentação de romeiros na cidade igual no atual momento. “Esse ano a gente já percebe diferente. Tem uma movimentação na cidade, tem gente na cidade. Isso a gente também tem que considerar.  Nós não podemos dizer agora: vai embora, não vem pra cá! Que que vocês estão fazendo aqui? – Isso não é justo, não é correto, não é legal , porque ninguém tá fazendo isso. Não tem nenhuma cidade no Brasil que tá mandando os visitantes da cidade ir embora. Então assim, a gente tem que fazer o que? – Respeitar e  acolher da melhor maneira possível, de forma segura,  as pessoas que aqui estão passando aqui”.

Estabelecimento dos protocolos de segurança

O Reitor do Santuário frisou, que a decisão de realizar a Romaria de forma virtual foi decidido entre o Santuário e a sociedade organizada do município, como: Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Associação da Rede Hoteleira, Polícia Civil, Secretaria de Turismo, Comerciantes, entre outros. E que o evento seguirá rigorosamente os decretos estadual e municipal, delimitando o número de pessoas nos momentos de visitações, como também o uso obrigatório de máscara e álcool em geral, e com rigorosa fiscalização nas mediações e entorno do Santuário para evitar aglomerações.

Horário de funcionamento do Santuário durante a romaria

“O  Santuário vai ficar aberto das 6h ás 14h30 para visitações. ‘Nós teremos esse horário das 6h às 14h30, onde  as pessoas terão a oportunidade de visitar o santuário. Também nós celebraremos duas missas, uma às 6h45 e outra às 9h  lá na Gruta da Soledade,  considerando aquilo que o decreto do  Estado hoje permite, que é 50% da capacidade”.

De acordo o padre João, depois da missa das 9h, as grutas  da Soledade, Santa Luzia, de Belém e da Ressurreição ficarão abertas para visitações até às 14h30, assim como os portais construídos no entorno do Santuário. Já as celebrações da tarde, das 15h, das 17h, e a principal, a das 19h, será apenas virtual, não terá público. “A não ser as pessoas que estão credenciadas, pessoas que  estarão envolvidas nas celebrações”, como: leituristas, músicos, seguranças, imprensa, entre outros, que terão credenciais.

As missa das 19h, que serão realizadas na Esplanadas do Santuário, terão a participação de  apenas 100 pessoas.

A subida ao morro e acesso a Gruta dos Milagres também continua proibido.

As instituições precisam preservar a vida

“A gente precisa antes de tudo preservar a vida, a saúde das pessoas, e também preservar  as nossas instituições. Depois assim – a  população,  ela ainda não  foi toda vacinada, então,  a gente não pode expor o nosso povo a um risco desse não. E sendo que a gente sabe do perigo que pode causar uma pessoa contaminada né?”, finalizou.