Equipe do Campus da UFOB de Bom Jesus da Lapa participará de competição nacional de AeroDesign em 2024

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A equipe AeroChico, formada por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa, conquistou o 5º lugar no torneio de acesso à SAE Brasil AeroDesign. Com o resultado, a Universidade assegura presença na divisão principal da competição em novembro de 2024, em São José dos Campos, São Paulo.

BahiaFArmShow-350x250px

No torneio de acesso, a equipe AeroChico desenvolveu um protótipo de aeronave leve, não tripulada, projetada para o transporte de carga e que consiga voar com o máximo de peso possível. Para construir a aeronave radiocontrolada, os estudantes participaram de todas as etapas, desde a definição dos parâmetros iniciais do projeto, passando por estudos avançados em engenharia aeronáutica, até a criação de um programa computacional para a determinação das dimensões da aeronave, seguido pela fabricação e testes de voo.

O projeto é coordenado pelo professor Filipi Marques de Souza e utiliza a infraestrutura de laboratórios da UFOB. 

SAE Brasil 

Da sigla em inglês para Society of Automotive Engineers, é uma organização de origem norte-americana responsável pelos estudos em engenharia de mobilidade e indústrias montadoras de automóveis e aeronaves. Os estudantes que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign são desafiados anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como a redução de peso através de otimização estrutural ou a instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.