Escola Promove realiza Projeto Cuca legal – Setembro Amarelo pra falar de vida

0
GrupoSCosta-350x250px

A Escola Promove de Bom Jesus da Lapa iniciou no mês de setembro e concluiu na primeira semana de outubro o Projeto Cuca legal – Setembro Amarelo,  coordenado pela professora e psicóloga Maria Valéria, que tem como principal objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio, alertando a todos sobre o número de pessoas que cometem o suicídio no Brasil e no mundo. Informando que as causas são variadas, porém, na maioria, são identificados transtornos mentais, como a esquizofrenia, bipolaridade e a depressão.

Momento da apresentação do Teatro Os 13 porquês

Entretanto, existem outras causas que acontecem de maneira impulsiva, diante de situações impactantes e inesperadas, como a perda de entes queridos, abusos, final de relacionamento, discriminação e até mesmo crises financeiras.

A mensagem que os alunos absorveram é que se prestarmos mais atenção no outro, poderemos salvar vidas.

BahiaFArmShow-350x250px

Na turma do 7º Ano, a psicóloga Maria Valéria e a professora de matemática financeira Deyse fizeram uma explanação sobre o tema. Na sequência, os alunos fizeram um flash mob (apresentação) sobre o tema, onde apresentaram para as outras turmas do fundamental e ensino médio um teatro com “Os 13 porquês”.

Essa temática é delicada e deve ser tratada com cuidado. Mas diante do número crescente de vítimas jovens no Brasil, a escola optou por trabalhar com seus estudantes este assunto, com o objetivo de conscientizar este público e principalmente salvar vidas.

Projeto Gente que está crescendo

O Projeto “Gente que está crescendo” realizado com estudantes do 5º Ano da Escola Promove, trouxe discussões sobre temas que envolvem maior conhecimento e reflexão sobre as possíveis dúvidas nessa faixa etária.

Temas como:

-Respeito pelo corpo (o próprio e do outro)

-Conscientização sobre as drogas e as redes sociais

-Conscientização sobre os direitos e deveres do cidadão

– Informação sobre IST

– Conhecimento das mudanças físicas e psicológicas nesta fase.

O objetivo foi proporcionar um espaço de escuta e acolhimento, tendo como suporte profissional a psicóloga Maria Valéria e a enfermeira Laís Sento Sé, unificando conhecimentos e compreendendo o processo de mudanças e transformações com responsabilidade.

Após toda discussão e entendimento do tema, os alunos devolveram os resultados obtidos, através de relatos e apresentações para a família.