
A Polícia Federal apreendeu R$ 3,2 milhões em dinheiro vivo na casa do ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho, durante a quarta fase da Operação Overclean. A quantia foi encontrada em gavetas de dois armários e contabilizada ao longo desta sexta-feira (27).
A operação, autorizada pelo STF e coordenada pela PF, Receita Federal e CGU, investiga o desvio de emendas parlamentares enviadas pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) a municípios baianos. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Salvador, Paratinga, Boquira, Ibipitanga e Camaçari. Três servidores foram afastados.
Entre os alvos estão o assessor do deputado, Marcelo Chaves Gomes, afastado do cargo; e os prefeitos de Ibipitanga e Boquira, que foram presos em flagrante. O ex-prefeito Marcel Carneiro também foi alvo das buscas.
O ministro Kassio Nunes Marques, do STF, é o relator do caso e autorizou, além das buscas, a quebra do sigilo telefônico de Félix Mendonça.
Em nota, o deputado negou qualquer irregularidade e afirmou que os recursos foram aplicados de forma lícita, com fins políticos. A defesa do ex-prefeito de Paratinga também negou irregularidades, afirmando que Marcel Carneiro está à disposição da Justiça e confia no devido processo legal.