Fiscalização apreende carne de abate clandestino de animais em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

adab

WhatsApp Image 2019-03-21 at 20.24.07
Carne sendo recolhida pela fiscalização

Durante os dias 20 e 21 de março de 2019, investigadores da Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, participaram em conjunto com a ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, de uma operação de combate ao abate clandestino de animais em vários pontos da cidade e da zona rural, apreendendo grande quantidade de carne, tanto em abates clandestinos, como no comércio, já pronta para ser comercializada.

WhatsApp Image 2019-03-21 at 20.25.32
Equipe de fiscalização visitando a a zona rural, com o apoio da Polícia Civil
BahiaFArmShow-350x250px

De acordo a prefeitura, as medidas estão sendo realizadas e a população sendo informada das normas sanitárias, para que todos se adaptem às exigências e as regras da comercialização de carne. “Com o pleno funcionamento do novo abatedouro frigorífico municipal, com a seguridade na carne inspecionada que ali é produzida e com os selos do serviço de inspeção, isso tudo faz com que os produtores tenham um direcionamento na hora de abater os animais para comercializar carne com o corte seguro, dentro das condições sanitárias e veterinárias, fazendo também com que a população tenha total seguridade no alimento que chega à sua mesa”, afirma.

WhatsApp Image 2019-03-21 at 20.24.39
Carne aprendida na operação sendo incinerada

A operação continua nos próximos dias e a ADAB também segue com as palestras, atividades nas escolas e oficinas sobre as práticas sanitárias contra o abate ilegal. 

carne
carne clandestina que estava sendo comercializada

CONSCIENTIZAÇÃO – Um dos resultados esperados pelas instituições com a realização da medida preventiva nestes dois dias é, além de fiscalizar as irregularidades quanto ao abate e comércio de carnes e derivados, conscientizar a população de Bom Jesus da Lapa sobre a importância do consumo de produtos com procedência e certificação.

WhatsApp Image 2019-03-21 at 20.25.33
Chegada da fiscalização em abate clandestino

De acordo com as autoridades, o abate clandestino de animais representa riscos ao consumidor, pela ingestão de alimentos de qualidade sanitária suspeita, além de gerar a contaminação do meio ambiente.

Você sabe o que as autoridades classificam como carne clandestina?

A carne pode ser considerada clandestina quando não é realizada a fiscalização pelo serviço de inspeção sanitária e quando há sonegação fiscal. O fornecimento de carne não inspecionada prejudica o controle de zoonoses e a segurança alimentar, além de causar uma série de doenças como toxoplasmose, teníase, cisticercose, brucelose e tuberculose.