Hidrovia do Rio São Francisco: Marinha e Codeba acompanham comboio histórico na região de Bom Jesus da Lapa

0
Banner GIF
Banner GIF

A chegada de um comboio de embarcações ao porto de Carinhanha, na tarde deste sábado (5), marcou um momento histórico para o oeste baiano e reforça os avanços na retomada da navegação comercial no Rio São Francisco.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatSapp do Notícias da Lapa. 

A operação integra uma força-tarefa coordenada pela Companhia das Docas do Estado da Bahia em parceria com a Marinha do Brasil, que atua na organização logística e técnica para reativar a hidrovia. O comboio, que saiu de Pirapora (MG), segue em direção a Juazeiro (BA), percorrendo um trajeto de aproximadamente 1.371 quilômetros.

De acordo com as informações, a passagem das embarcações pela região chama atenção por ser um evento pouco visto nas últimas décadas, sobretudo pela dimensão e complexidade da operação.

A Marinha, por meio da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, acompanha o deslocamento desde Carinhanha até Xique-Xique, garantindo a segurança da navegação dentro de sua área de jurisdição.

A operação envolve diferentes tipos de embarcações, cada uma com função específica, e exige alto nível de coordenação técnica, além de monitoramento constante das condições do rio, especialmente em trechos afetados pelo assoreamento.

A retomada da hidrovia é considerada estratégica para o fortalecimento da logística regional e nacional, com potencial para impulsionar o transporte de cargas e o turismo fluvial ao longo do Velho Chico, ampliando o uso sustentável do rio e beneficiando diversas cidades ribeirinhas.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui