Justiça do Trabalho de Bom Jesus da Lapa inaugura espaço em homenagem ao Desembargador Rodrigues Pinto

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O jurista, advogado, professor e desembargador aposentado do TRT da Bahia, José Augusto Rodrigues Pinto, foi homenageado na tarde desta terça-feira(29), na cidade de Bom Jesus da Lapa.

José Augusto Rodrigues Pinto. Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O Fórum da Justiça do Trabalho,  que já recebe o  nome do magistrado,  presidente honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, ganhou agora um  espaço especial falando um pouco da sua história, com uma pequena parte do seu acervo.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Nas falas da Presidente da Subseção da OAB/BA de Bom Jesus da Lapa, Dra. Sandra Dourado, de  Dr. Edvaldo Ramos de Araújo, Presidente de Honra da OAB lapense, o desembargador foi definido como “sensível, juiz exemplar, professor iluminado, amigo inigualável e pessoa acolhedora”.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

Durante os pronunciamentos, foi ressaltada a importância da Justiça do Trabalho em Bom Jesus da Lapa, responsável por  23 município da região, com um trabalho eficiente, onde o cidadão da região, sabe que a sua audiência será realizada.

O evento, presidido pelo Juiz Titular da Vara do Trabalho de Bom Jesus da Lapa, Dr. Guilherme Ludwig, contou com a presença de advogados  e servidores da Justiça do Trabalho da cidade, e do juiz auxiliar Dr. Alfredo Vasconcelos Carvalho.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.

A homenagem ressaltou as qualidades pessoais e profissionais de Rodrigues Pinto, transcorrendo sobre a  sua história, da sua formação em Direito, passando por seu período na advocacia em São Paulo, e o retorno a Salvador.  Aos 33 anos, o então advogado testemunhou o nascimento do Direito do Trabalho, ramo a que dedicou sua vida e contribuiu para a sua consolidação. Em 1965 foi aprovado, em segundo lugar, no concurso de Juiz do Trabalho na Bahia, passando por Juazeiro, Jequié, Santo Amaro e Salvador.

O avento contou com a presença de advogados  e servidores da Justiça do Trabalho da cidade. Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.

Em 1972 iniciou a carreira acadêmica como professor na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. E, em 1981 aposentou-se como Juiz do Trabalho (desembargador, na denominação atual), mas não se desvinculou da Justiça do Trabalho, uma vez que, até 2003 atuou como assessor de diversos desembargadores.

Fórum da Justiça do Trabalho de Bom Jesus da Lapa, que recebe o nome em homenagem ao Professor José Augusto Rodrigues Pintos/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

E em  1993 o  desembargador aposentado do TRT da Bahia, foi homenageado em Bom Jesus da Lapa, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, deu o seu nome a nova sede da Justiça do Trabalho inaugurada na cidade.

Como docente, ministrou aulas até 2002, mesmo tendo se aposentado em 1997 na Faculdade de Direito da UFBA. De 2013 a 2017  lecionou no curso de pós-graduação da Universidade.

O homenageado:

É membro efetivo das seguintes instituições:

– Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT)
– Academia de Letras Jurídicas da Bahia
– Instituto dos Advogados da Bahia
– Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT)
– Instituto Baiano de Direito do Trabalho (IBDT)

Suas obras mais conhecidas são:

– Recursos Trabalhistas (Forense Editorial), reescrito e publicado com o título de Manual de – Recursos nos Dissídios Trabalhistas (Editora LTR)
– Execução Trabalhista (Editora LTR)
– Tratado de Direito Material do Trabalho (Editora LTR)
– Direito Sindical e Coletivo do Trabalho (Editora LTR)

Veja mais fotos do avento aqui.