Lapa: Lixos deixados na Orla do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa preocupam moradores

0
GrupoSCosta-350x250px
imagem da Orla do São Francisco na tarde deste domingo(3)/Foto: Divulgação no Whatsapp

A grande quantidade de água do rio São Francisco sempre despertou em algumas pessoas a errônea ideia de que suas águas seriam capazes de absorver tudo o que é descartado em suas águas. Porque parece que quase todos os dias há uma outra história sobre a poluição de uma forma ou de outra, que mesmo diante de várias medidas, debates, alguns grupos ainda não entenderam que certas ações podem piorar ainda mais a situação de uma das principais fontes de água da região.

“Aqui muita gente não respeita, traz as coisas e deixa aí, ainda bem que a onda dos barcos traz todo material que boa para as beiradas”.

Neste domingo(3) uma foto divulgada em redes sociais, mostrando diversos materiais (copos, sacolas, e latas de cervejas) descartados depois do uso em um dos principais locais de banho no Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, conhecido como praia da Coroa, ou (orla do Rio São Francisco), deixou muitos moradores revoltados e preocupados  com a situação.

Diante da repercussão do fato, o Site Notícias da Lapa visitou o local na manhã desta segunda-feira(4) e constatou de fato o que a foto mostrava, a falta de consciência de muitos banhistas na hora de descartar os materiais depois do uso. Percebemos também que o local não tem nem uma placa educativa, orientando, ou proibindo deixar o lixo nas margens do rio São Francisco, mesmo sendo óbvio, muita gente se esquece disso.

Garrafas deixadas por banhistas
BahiaFArmShow-350x250px

O local tem dois funcionários da prefeitura responsáveis para limpar pela manhã e à tarde toda orla onde os banhistas usam. “A gente limpa aqui duas vezes,  pela manhã e pela tarde. Não é sempre que suja assim, é mais no fim de semana. Nos dias movimentados a gente começa limpar, quando chegamos ao final está tudo sujo de novo, muita gente não tem consciência, traz bebidas no isopor, e depois que terminam largam o lixo aí. Não é gente daqui que faz isso, a maioria das vezes são turistas”, afirmou

Funcionário da prefeitura fazendo limpeza na manhã desta segunda-feira(4). “Limpamos duas vezes ao dia, tem dia que quando chegamos ao final já está cheio de sujeira de novo”.

O servidor disse ainda que os barraqueiros deveriam também orientar os visitantes, da importância de não jogar lixo dentro do rio e nas margens.

“Olha penso que aqui deveria ter umas plaquinhas, tem dois meninos que limpam isso aqui de lá até no final, todos os dias, nos dias de movimento o povo não importa. Acho que deveria ter umas placas para orientar, para ver se alguns visitantes entendem que não pode deixar sujeira assim”, disse uma proprietária de barraca no local.

visão da orla

Conversamos com o Secretário de Obras, Fábio Nunes, para saber que medidas estão sendo tomadas para evitar esse tipo de cultura. Ele nos afirmou que durante o período da Romaria do Bom Jesus foi tudo bem, agora muitos banhistas começaram a fazer isso. Afirmou também que foi feita uma reunião com a Marinha do Brasil e com o Corpo de Bombeiros, onde tirou todas as barracas na beira do rio, para evitar esse tipo de coisa, e agora voltaram de novo.

Barracas montadas na beira do rio

Fábio frisou que a prefeitura estuda a possibilidade de colocar placar educativas. “Já é cultura, muita gente deixa o lixo no mesmo local que usou, vou lá amanhã, ver o que poderemos fazer para resolver isso”.

A praia da Coroa é um local que recebe vários visitantes, especialmente romeiros, tem uma média de 13 barracas fixas, e mais de 15 instaladas na beira do rio, maioria feitas de palhas de coco.

A situação do Rio São Francisco é crítica. Cada vez mais o rio mostra que corre riscos de secar e com isso já provoca temor de sede e fome para quem dele depende. Veja mais sobre o esse assunto, clique aqui.