Maior produtor de banana do Brasil, Bom Jesus da Lapa é destaque do programa Força do Agro

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O Perímetro de Irrigação Formoso na cidade de Bom Jesus da Lapa se destaca como um dos principais responsáveis por grande parte da produção de frutas no Brasil, e coloca o município como maior produtor de banana no país.

No últmo dia 26 de março  o Perímetro Projeto Formoso, que fica na zona rural de Bom Jesus da Lapa foi destque no  programa Força do Agro, exibido na última terça-feira(26).

BahiaFArmShow-350x250px

O ex-secretário Municipal de Agricultura, Marcos Haiala foi entrevistado e destacou que o crescimento da fruticultura no Projeto Formoso só fortalece o município que cada vez mais vem crescendo no estado da Bahia.

O sucesso na produção de banana no Projeto formoso, que mantém o município de Bom Jesus da Lapa em destaque na cultura da fruta, em nível nacional, é fruto do solo fértil, água em quantidade suficiente, clima favorável, somados a experiência dos produtores do Formoso, a gestão eficiente do Distrito de Irrigação Formoso e o apoio da Codevasf que têm feito  toda a diferença no processo de crescimento do Perímetro.

Perímentro Irrigado Formoso

O Perímetro Irrigado Formoso foi implantado em Bom Jesus da Lapa pelo Governo Federal, através da CODEVASF entre os anos de 1980 e 1990, sendo gerido pelo Distrito de Irrigação Formoso (DIF), uma associação sem fins lucrativos, formada por todos os produtores rurais e proprietários de lotes agrícolas dentro do Perímetro Irrigado. Em média 1.155 irrigantes produzem banana e outras frutas, como mamão, cítricos e novas culturas vem sendo implantadas.