Mais de 5 mil pessoas são esperadas para ato de solidariedade e em defesa do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa; nesta segunda(25)

0
GrupoSCosta-350x250px
bombeirosemBrumadinho-1
Imagem reprodução

Nesta  segunda (25) completa-se um mês do rompimento  da barragem da Vale em Brumadinho-MG que vitimou centenas de pessoas, deixando um rastro de perdas incalculáveis, no Marco de mais um crime da Mineradora o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e dezenas de organizações sindicais de trabalhadores, movimentos populares, entidades da sociedade civil e de defesa do meio ambiente, ativistas e simpatizantes das lutas populares  convocam ações em várias cidade da Bacia  do Rio São Francisco no nordeste reafirmando a defesa deste rio que pode receber os rejeitos provenientes da barragem.

IMG-20190220-WA0038Bom Jesus da Lapa  será um dos municípios baianos  que concentrará atividades no dia 25 em defesa do Rio, além Bom Jesus da Lapa, acontecerá atos  nessa segunda em Barra, Caetité, Guanambi, Paulo Afonso, Juazeiro  e Salvador. E a cidade de Carinhanha foi o primeiro município da região a promover o ato, realizado na última sexta-feira(22), reunindo mais de 500 pessoas(relembre aqui).

O ato em Bom Jesus da Lapa vai sair da Barrinha por volta das 7h30, e seguirá em caminhada  até o Santuário do Bom Jesus da Lapa. De acordo os organizadores, além do público local, que contará com a participação de escolas, igrejas, maçonarias e público em geral,  são esperadas  também, caravanas de diversas cidades da região.

Os Movimentos também realizarão atos, caminhadas e vigílias em Sergipe nas cidades de Canindé, Poço Redondo no alto sertão e em Neópolis.

Em Minas Gerais, haverá atos em: Córrego do Feijão, Brumadinho e Belo Horizonte e muitas outras comunidades.

Em outras capitais, o debate, além de lembrar Brumadinho, será sobre a segurança dos atingidos nas regiões de barragens em cada estado, em audiências públicas junto ao poder público. Plenárias de caráter ecumênico também estão previstas.

Os atos que tem caráter de solidariedade, também serão marcados por denuncias a Mineradora Vale, responsável pela Barragem em Brumadinho, mas que segue impune até o momento. E propõe ações permanentes, em defesa do rio São Francisco, por parte do Poder Público e da sociedade Civil organizada.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559