Mesmo com chuvas, nível do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa continua baixando

0
GrupoSCosta-350x250px

Em Bom Jesus da Lapa, região do Oeste da Bahia, uma das principais cidades banhadas pelo São Francisco, o rio é a principal fonte de vida dos ribeirinhos, que vivem e sentem as transformações do Velho Chico ao longo dos anos, e afirmam que o nível do rio  apresentado no início de 2024 é o mais baixo para o período dos últimos quatro anos. Situação comprovada através do monitoramento feito por meio  das medições da  Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercino Coelho.

📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal do site Notícias da Lapa no WhatsApp.

Conforme os dados da estação, atualizados  na manhã deste domingo(11), mostram que o Rio São Francisco continua baixando, e está com 4,92 metros(m), baixando 26 centímetros nas últimas 24 horas(Veja as imagens).

BahiaFArmShow-350x250px

O nível do rio São Francisco chegou  a 5,76 m no início de fevereiro,  enchendo o principal  braço do rio que passa próximo a ponte Gercino Coelho, no entanto, diferente do ano passado,  o nível do rio está oscilando desde o final do ano de 2023 e rio ainda não conseguiu receber um volume  de água suficiente  para encher braço de rio (igarapé) que passa nas imediações da gruta do Santuário e abastecer a Lagoa da Lapa, como também as principais lagoas do município.