Mesmo oscilando, nível do Rio São Francisco incia o mês de maio com quase 4 metros acima do normal em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Em nova medição realizada na manhã desta segunda-feira, 1º de maio, o nível do Rio São Francisco  se mantém em 3,80 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa, de acordo o monitoramento feito  para  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, feito por  Dona Maria Alice na Barrinha.

Além da vazão não ser  normal para o período, o rio já se mantem acima no nível há mais de quatro  meses.

BahiaFArmShow-350x250px

Segundo Dona Maria Alice,  mesmo a vasão do  Velho Chico oscilando na cidade de Bom Jesus da Lapa, vem   mantendo o nível acima  do normal  para o período, já que nos últimos anos, o  rio  sempre ficou  abaixo do normal nessa época do ano. “Depois das últimas cheias desse ano, o rio baixa um pouquinho, depois sobe de novo outro pouquinho. Ontem por exemplo, ele estava em 3,78, e hoje pela manhã, já estava em 3,80. Está assim, ele aumenta um pouco, depois da uma paradinha, e vai sustentando”, desse.

Diferente dos últimos anos, o  Rio São Francisco apresentou   duas cheias nos primeiros três meses de   2020.  A primeira   foi causada pelas  chuvas que caíram na  região do Norte de Minas Gerais, onde o nível do rio chegou  a  7,33 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa.  Já a   segunda cheia, aconteceu  após a Cemig realizar  a abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, e fez o nível do rio elevar  em 8,14 metros.

Com as cheias desse ano,  todas as lagoas e alagadiços das margens do Velho Chico na região de Bom Jesus da Lapa  receberam água.

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO.