Após abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Maria, nível do Rio São Francisco volta a subir em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Rio São Francisco na cidade de Bom Jesus da Lapa/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O nível do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, voltou  a subir na cidade de Bom Jesus da Lapa, após a Cemig realizar  a abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Marias na última  sexta-feira, 28 de fevereiro, conforme o monitoramento feito através das medições da Ponte Gercino Coelho,   para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho.

Na medição realizada na manhã desta segunda-feira(03) a régua  marcou 5,06 metros acima do normal, mostrando que o rio aumentou 0,22 centímetros nas últimas 24 horas.

O nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, começou a subir no final de janeiro de 2020, e estabilizando em 7,33 metros acima do normal no  dia 5 de fevereiro, devido às  chuvas que caíram na  região do Norte de Minas Gerais. E nos dias seguintes o rio começou a baixar, no entanto vem mantendo o nível alto há mais de um mês, o que não  é normal para o período, e considerado alto para média histórica.

Com o aumento da vasão do Velho Chico,  o  reservatório de Sobradinho, maior barragem da região do semiárido brasileiro, está com mais de 41% do volume útil. O índice é o melhor para este período entre os últimos seis anos, considerando a estiagem que levou as reservas para os piores patamares, em 2018 e 2019, quando chegou perto do volume morto.

Clique na  página do site Notícias da Lapa e receba conteúdos exclusivos. Ou nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (77) 99834-7559.