Na falta de água, os poços artesianos viraram uma falsa solução em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
“A seca naquela região está acabando com nossas comunidades”

Nesses últimos anos, a seca que assola o interior de Bom Jesus da Lapa tem reduzido a oferta de água no município, deixando um cenário de dificuldade e lutas pelo direito a água potável em inúmeras comunidades do interior. Levando o poder legislativo a buscar várias alternativas junto ao Executivo de Bom Jesus da Lapa.

Para muitos vereadores os poços artesianos são visualizados com uma salvação para as comunidades, nestes tempos de seca prolongada e a população que sofre com a situação enxerga na exploração de águas subterrâneas uma saída de emergência para não ficar sem abastecimento.

Poço artesiano na comunidade de Mariquinha, mas nunca funcionou. “Tem vários anos que abriram esse poço aqui, não serviu de nada, está aí abandonado, não tem energia. Enquanto isso o povo fica com sede, e ninguém vem aqui olhar a nossa realidade”.

Na sessão da câmara desta terça-feira(12) o vereador Davy do Quilombo(PT), quando discutia um requerimento da sua autoria, sobre a construção de uma barragem, chamou a atenção da Casa para a situação da seca no interior de Bom Jesus da Lapa, e destacou que furar poço artesiano não é mais uma saída viável para atual situação. “Os poços artesianos hoje não são a solução, a gente fura quatro, cinco, seis poços, as vezes acerta um, e quando acerta, acerta com pouca vazão, não dá para atender nem se quer uma comunidade, imagina tantas comunidades dessa na beira do rio e precisa dessa água para sobreviver e da água para seus bichinhos”, frisou o vereador.

BahiaFArmShow-350x250px

E comum em Bom Jesus da Lapa os vereadores buscarem juntos a seus deputados e ao poder executivos a solicitação de poços em diversas comunidades no interior do município. Conforme o vereador Davi é preciso buscar alternativas, e uma delas e abrir novas barragens.