Nível do rio São Francisco  se mantém acima da média histórica em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
A medião realizada na manhã desta quarta-feira(26), na régua de marcação do Rio São Francisco instalada na Ponte Gercino Coelho, marcam 5,38 metros, baixando rápido/ Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O monitoramento feito através das medições da Ponte Gercino Coelho, na cidade de Bom Jesus da Lapa,   para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, registra baixa no nível do rio São São Francisco,  mas a notícia boa é que o nível ainda é considerado alto para a média histórica.

Principal braço do Rio São Francisco que passa próximo a Ponte Gercino Coelho/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Para se ter uma ideia, em 2006, o monitoramento feito em Bom Jesus da Lapa registrou, o nível do rio São Francisco como sendo o maior da história desde 1979 – chegando   a mais de 8 metros. Esse monitoramento é feito pela Sra. Maria Alice, responsável pela medição  do nível rio, e enviar as cotas para a CHESF, e desde então, o nível do Velho Chico tem passado por vários momentos críticos, e as cheias, que acontecem geralmente no final ou no início do ano, de lá pra cá, não passou dos 7 metros, e nem manteve o nível alto por um período tão grande, como registrado neste mês de fevereiro, onde a régua chegou a marcar mais 7,33 metros acima do normal, e mesmo a vazão diminuindo, caindo 1,95 metros nos últimos 20 dias,  o nível se mantem  acima dos 5 metros há 29 dias.

vista da Barrinha, onde dois quiosques foram tomados pela água, no período que o rio São Francisco chegou em 7,33 metros/Foto: Notícias da Lapa

Dona Maria Alice frisa ainda, que normalmente quando o  nível rio sobe nos períodos de chuva, já começa vazar, não mantem o nível alto por muitos dias, como tem acontecido nesse mês fevereiro, sendo uma novidade para ela que já acompanha a vazão do Rio São Francisco há muitos anos.

Com o aumento do nível do São Francisco, as principais lagoas, próximas a cidade receberam água, em especial a Lagoa da Lapa, que há mais de 5 naos não recebia tanta água/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

Com o aumento da vasão do Velho Chico,  o  reservatório de Sobradinho, maior barragem da região do semiárido brasileiro, está com mais de 41% do volume útil. O índice é o melhor para este período entre os últimos seis anos, considerando a estiagem que levou as reservas para os piores patamares, em 2018 e 2019, quando chegou perto do volume morto.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.