Outubro Rosa! Bom Jesus a Lapa realiza ações de prevenção ao câncer de mama nas Unidades de Saúde durante todo o mês

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Dia D do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde do Bairro Beira Rio, na última quarta-feira(19), a ação que teve coordenação Mariana Malheiros Diretora da Atenção Básica contou com palestras de: nutricionista, assistente social, médico; além de uma aula de zumba/Foto: divulgação

Neste mês, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha de prevenção ao câncer de mama ‘Outubro Rosa’. Estão sendo  realizadas diversas atividades relacionadas à Campanha Nacional, promovida pelo Ministério da Saúde, nas unidades de saúde do município, com foco nas mulheres atendidas.

Dia D do Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde do Bairro Beira Rio com aula de zumba/Foto: divulgação

O objetivo da campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil.

BahiaFArmShow-350x250px

Ao longo do mês de outubro, mulheres  poderão realizar e agendar exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) nas unidades de saúde. Além disso, para as mulheres acima de 40 anos, também será possível solicitar o exame de mamografia.

Palestra de nutricionista, assistente social, médico; além de uma aula de zumba/Foto: divulgação

Mamografia

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento do câncer de mama é recomendada para mulheres de 50 até 69 anos, sem sintomas de alterações da mama, e deve ser realizada a cada dois anos.

Em 2021, o município de Jacareí realizou 11.197 mamografias gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Os procedimentos são realizados no Centro de Imagens do município e em parceria com o Hospital São Francisco de Assis.

Colo de Útero

A coleta do exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau) é realizada diretamente nas unidades de saúde do município. Por meio dela, é possível detectar alterações celulares sugestivas de câncer de colo de útero e outras. É recomendada pelo Ministério da Saúde a realização deste exame a cada três anos, após dois exames negativos anuais consecutivos.

Dados no Brasil

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022, foram estimados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Já o câncer do colo do útero, também excluindo os tumores de pele não melanoma, é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no país. Para o ano de 2022, foram estimados 16.710 casos novos, o que representa uma um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.