Pastores da OPEL discutem estratégias de prevenção  ao coronavírus dentro das igrejas Evangélicas de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Leani Cardoso frisou, que o Coronavirus tem a capacidade de se multiplicar 10 vezes mais a cada 7 dias. E que a situação não é para pânico, mais para as pessoas se cuidarem, e ficarem atentas a todas as orientações.

A Ordem dos Pastores Lapenses (OPEL), entidade que reúne pastores evangélicos de diversas igrejas de Bom Jesus da Lapa está também atenta a questão do Coronavírus-COVID19, que tem causado sérios impactos na saúde do planeta e na economia. Mudado em alguns países a vida e rotina das pessoas. Instalando nesses lugares, pânico e medo.

A reunião deixou os pastores preparados para a situação. Novas reuniões serão feitas para discutir o tema entre os pastores.

Na última quinta-feira(12), a entidade religiosa reuniu pastores e lideranças para tratar desse assunto em Bom Jesus da Lapa, como organização que reúne milhares de fiéis e tem um papel importante de mobilização na cidade.

A reunião contou com a presença de diversos pastores e representações de igrejas evangélicas de Bom Jesus da Lapa.
BahiaFArmShow-350x250px

O evento de informação sobre a doença, recebeu Leani Cardoso, Coordenadora da Vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que foi convidada pelo vereador Irmão Romilson para palestrar na reunião sobre o Coronavírus. Ela falou sobre o vírus e como Bom Jesus da Lapa está preparando para enfrentar o problema. Relatando que o município tem acompanhado as orientações e protocolos do Ministério da Saúde e tomado todas as providências necessárias.

Leani Cardoso destacou que todas as orientações que o Ministério da Saúde determinar serão seguidos pelo Município, no entanto todas as medidas estão sendo tomadas, dentro das  condições e realidade do município.

Esclarecendo que foi também criado um Plano de Contingência, disponibilização de leito hospitalar específico, para enfrentar qualquer emergência. Mas a representante ressaltou que Bom Jesus da Lapa está buscando se proteger.

Para isso, reforçou que é necessário que a população se proteja. Seguindo dicas simples, mas bastante funcionais e que evitam a disseminação do Coronavírus. O município de Bom Jesus da Lapa está atento e orientando as pessoas.

Leani destacou ainda, que a população precisa buscar se informar de forma segura, não ficar partilhando o que recebe no celular, porque maioria das informações recebidas não são verdades, como também as informações na internet. “É importante que a gente sempre pesquise as informações antes, de preferência no site do Ministério da Saúde ou em site de confiança, porque nem tudo que é divulgado por aí é verdade, e só deixa as pessoas desenformadas e tomado as medias erradas”, finalizou.

Orientações para evitar propagação do Coronavírus

Para evitar que os números cresçam, o Ministério da Saúde recomenda cuidados como lavar sempre as mãos com água e sabonete por ao menos 20 segundos, e evitar levar as mãos não higienizadas aos olhos, nariz e, principalmente, à boca. Na ausência de água e sabonete, álcool em gel é uma opção para realizar essa higienização.

Superfícies tocadas com frequência também devem ser limpas e desinfetadas, e utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros não devem ser compartilhados.

No momento de tossir ou espirrar, é recomendado o uso de um lenço de papel para cobrir boca e nariz, em vez de usar as mãos. Esse lenço deve ser descartado após o uso.

O pastor Juvenal destacou, que enquanto presidente da OPEL ele tinha a obrigação de orientar os pastores, “prevenir”, no caso se o Ministério da Saúde proibir as ações que aglomere grande número de pessoas.

O Presidente da OPEL, Pastor Juvenal, também fez apresentação e falou aos pastores presentes, que a Secretaria de Saúde não quer criar pânico, mas a questão “é de pânico mesmo” [é preciso prevenção] para o vírus não venha se alastrar”.

Esclarecendo que a igreja precisa estar preparada e ter os cuidados necessários. Pois trata-se uma pandemia, e está se espalhando em várias partes do mundo. E Bom Jesus da Lapa, que é um lugar de Romaria e recebe pessoas de todas as partes do país, tem um risco maior.

Se vírus se espalhar na região, Cultos podem ser suspensos

O Pastor Juvenal alertou aos pastores que caso seja necessário os cultos poderão ser suspensos, pois as igrejas trabalham com milhares de fiéis. E seguirá todas as orientações do Ministério da Saúde, caso seja preciso evitar as maiores aglomerações. Uma sugestão, caso seja preciso suspender os cultos será a evangelização nas casas.

Todas essas ações poderão ser tomadas caso haja efetivamente uma orientação do Ministério da Saúde, junto com a Secretaria de Saúde de Bom Jesus da Lapa. A OPEL será também uma parceira neste momento que exige união de forças, do poder público, das entidades, da população e compreensão para tomar algumas medidas mais difíceis, caso seja inevitável.

Cruzada  Internacional  de Fé e Milagres confirmada

O Missionário Fabiano , que é um dos coordenadores da Cruzada Internacional Fé e Milagres, falou da programação e das ações que estão sendo feitas na cidade, e destacou que o evento reunirá mais de 10 mil pessoas, e trará grandes frutos para as igrejas evangélicas locais.

A OPEL ressaltou que os cultos e os eventos evangélicos estão mantidos em todo o município de Bom Jesus da Lapa e até o momento não há alteração. Um grande evento evangélico, “A Cruzada Internacional Fé e Milagres”, evento que acontecerá em Bom Jesus da Lapa pela primeira vez,  reunirá fiéis de toda a região, marcado para os dias 26, 27 e 28 de março está confirmada.

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO.