População de Bom Jesus da Lapa inicia campanha contra o fechamento do Colégio Modelo e o São Vicente

0
GrupoSCosta-350x250px

Professores, pais de alunos, ex-alunos, artistas e políticos  usaram  as redes sociais, nesta quinta-feira(4),  para lamentar e manifestar contra o possível  fechamento dos dois principais colégios do município de Bom Jesus da Lapa, o São Vicente e o Colégio  Modelo Luís Eduardo Magalhães, após divulgação também nas redes sociais que as duas instituições de ensino seriam fechadas.

A informação inicial divulgada nas redes sociais, é  que o Colégio  São Vicente será demolido para a construção das obras do Caminho da Fé.

BahiaFArmShow-350x250px

Em entrevista ao programa Jornal da Hora, da Rádio Bom Jesus  FM, nesta sexta-feira(5), a diretora do Colégio Modelo, Helena Laranjeira confirmou que em partes a informação procede. E que segundo o comunicado do Núcleo Territorial de Educação NTE-02, em virtude do projeto Caminho da Fé que será construído no entorno do morro, o São Vicente será demolido. E para resolver a situação, a  proposta é juntar o Colégio Modelo e o São Vicente em um único  prédio, do Colégio Modelo, e receberia a junção dos dois nomes.

Helena disse que a notícia da extinção das duas escolas saiu nas redes sociais, mas que para ela não chegou nada oficialmente ainda. Por isso, ela não  pode confirmar nada, já que o acordado até agora, é a junção das duas instituição de ensino.

A diretora destacou que as duas escolas tem uma grande história no município, com grande contribuição  para a sociedade, e  espera que essa informação não proceda, já que ela acredita na ética e no compromisso do governo Rui Costa e do Secretario da Educação Jerônimo Rodrigues. “Pelo perfil de Jerônimo e de Rui Costa e sua equipe. Porque o Modelo é uma escola querida, que tem o melhor IDEB da cidade, e como escola pública sempre estive a frente. O ano passado recebi o prêmio de Diretora referência do Território. É uma escola viva, pulsante, que participa de tudo na cidade, é uma escola presente. Que prega o protagonismo, e que prepara os alunos para o ENEM”, afirmou.

Helena destacou ainda, que as duas escolas tem uma história, e seria incoerente tomar uma decisão dessas, sem ouvir os profissionais que atuam nos espaço, com o diálogo, como também a população que se identificam e fazem parte do protagonismo desses dois espaços de ensino. E que é preciso respeitar as duas instituições de ensino, garantindo o direito de uma educação de qualidade.

Após repercussão do fato, a Mitra Diocesana de Bom Jesus da Lapa e o Santuário do Bom Jesus da Lapa emitiram uma carta, afirmando que recentemente tomou ciência sobre o processo de fusão do Colégio Estadual São Vicente de Paulo com o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. E afirmam que não cabe a Diocese e ao Santuário questionarem em nada, o encaminhamento do projeto, tendo em vista adequar as necessidades administrativas e qualitativas propostas pelo Governo do Estado. No entanto, solicita que conserve o nome do Colégio São Vicente de Paulo, mesmo ocorrendo a fusão. Já que a instituição representa a história da cidade.

Em nota divulgada nas redes sociais, afirma que as  informações sobre o fechamento das duas escola não procede, já que será feita a nucleação do Colégio Modelo com o São Vicente. “Informações erradas estão sendo veiculadas nas redes sociais, onde dizem que vão acabar com as duas escolas estaduais do município, São Vicente e Modelo. O que ocorre na verdade é a nucleação do Colégio Modelo com a São Vicente, passando o prédio do Modelo para o São Vicente, ou seja, o Modelo deixa de existir e o São Vicente ganha a estrutura física. Viva ao colégio São Vicente que agora possui sede própria com estrutura de respeito, a altura de sua história na vida dos lapenses”.

Nossa redação entrou em contato com a Secretário Estadual de Educação, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta .

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.