Por meio da parceria da CODEVASF e IF Baiano, Núcleo Embrapa Gado de Leite  vai ser implantado em Bom Jesus da Lapa 

0
GrupoSCosta-350x250px
reunião ifba
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Dando continuidade a proposta do Deputado Artur Maia, com a colaboração da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Instituto Federal Baiano(IFBA), de utilizar áreas do Distrito de Irrigação Formoso(DIF) para  a instalação do Núcleo Avançado de Apoio a Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite no município. Uma equipe diretiva da Embrapa Gado de Leite visitou o perímetro Irrigado Formoso e participou de uma reunião no Campus do IFBaiano, com a  presença do  Superintendente da Codevasf, do DIF, do Deputado Federal Arthur Maia, e ainda  do Reitor, diretor, professores e funcionários do IFBaiano.

De acordo o Chefe adjunto de pesquisa da Embrapa Gado de Leite, Pedro Braga, a implantação do projeto vai ser importante para  Bom Jesus da Lapa, e tem a proposta de criar  alternativas de renda para agricultores do município e  região, considerando que o leite esta disseminado em praticamente 100% dos municípios brasileiros. “Mais de 5.500 municípios  brasileiros, apenas 60 não produzem leite, então o leite é uma cadeia produtiva que está no país inteiro, ele é um alimento de primeiríssima necessidade, e é uma garantia de renda para vários tipos de produtores, desde os pequenos, até os maiores”, destacou.

Já para Harley Xavier, superintendente da CODEVASF,  que está doando um terreno para o Campus do IFBaiano de Bom Jesus da Lapa para a instalação do Núcleo, a proposta, além de ter o objetivo de gerar renda para a região, vai também consolidar como referência, que além das ações de ensino que já realiza, se fortalecerá com centro  pequisa da Embrapa. “E uma oportunidade impar que nós estamos buscando, que é trazer a Embrapa Gado de Leite para cá, de unir novas práticas, buscar pesquisar a realidade da nossa região, e trabalhar realmente com os pés no chão. Trazendo maior qualidade de vida, mair fonte de recurso, agregar valores às propriedades aqui do perimétrio irrigado, diversificar a cultura, e também contribuir com o ensino em novas áreas de pesquisa na nossa região. Então, tem uma gama de vantagens essa vinda da Embrapa Gado de Leite nessa parceria que nós estamos fazendo com o IFBaiano”, frisou.

BahiaFArmShow-350x250px

Professor Zezão, Reitor do IF Baiano, disse que a implantação do Centro de Pesquisa da Embrapa Gado de Leite vai ser importantíssima para a instituição. “Eu estou aqui hoje, unica e exclusivamente para acompanhar as atividades de estruturação desse projeto. É uma possibilidade de nós termos três instituições de desenvolvimento, mais o Distrito do Formoso, envolvidos num projeto, para também a formação de alunos. É o sonho de toda instituição de ensino, aliar o contexto produtivo a formação que oferece. Então isso é  importante para o nosso Campus e para o nosso instituto como um todo”, falou.

Ele destacou que o centro de pesquisa não vai servir só os alunos de Bom Jesus da Lapa. “Nós temos hoje no IFBaiano três cursos de agronomia: Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas e Guanambi, e nós temos ainda, um curso de Ciências Agrárias no Campus de Senhor do Bonfim, isso só de graduação. Fora todos os cursos de agrária, como: Agropecuária Integrada, Agricultura, Agroindústria que vão ser beneficiados com esse centro de pesquisa”, afirmou.

A Embrapa Gado de Leite é uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que está ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com sede em Juiz de Fora (MG).

Esta Unidade da Embrapa é responsável por desenvolver pesquisas e transferir tecnologias que melhorem a qualidade do leite, aumentando a produção nacional e diminuindo os custos para produtores e consumidores.