“Precisamos falar sobre saúde mental”: município de Bom Jesus da Lapa realizará campanha Janeiro Branco

0
GrupoSCosta-350x250px

A prefeitura de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria de Saúde, DAE e CAPS III EMÍLIA PEREIRA VALVERDE que  aderiu à campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

De acordo  gerente do CAPS III de Bom Jesus da Lapa João Paulo Oliveira, “o mundo pede, o mundo precisa e todo mundo que compõe a humanidade tem direito à Saúde Mental. Direito à Saúde Mental e a informações sobre Saúde Mental”, friza.

“Precisamos falar sobre Saúde Mental e sobre absolutamente tudo o que diz respeito às múltiplas dimensões da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições sociais. Precisamos falar sobre Saúde Mental e ensinar os indivíduos a pensarem sobre as condições pessoais, sociais, materiais, culturais, subjetivas e objetivas nas quais vivem, nas quais se relacionam e nas quais reproduzem as suas existências”, destaca João.

O mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos de vida. Com a campanha pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional. É direcionada a população de um modo geral. Além do cronograma de atividades, haverá salas de espera nas Unidades de Saúde para divulgação da campanha através de dinâmicas com mural e mensagens positivas.

A Primeira etapa da Campanha começou nesta segunda-feira(06), e segue até o dia 12 de janeiro, com sensibilização de toda população para o tema. Já  ações da campanha começam no próximo dia 13, e segue até o dia 24 de janeiro, coma realização de palestras e atividades destacando a importância do cuidado com a saúde mental.

Confira a programação das atividades da Campanha Janeiro Branco:

Dia: 22/01/2020
Horário: 15h
Local: Teatro Municipal Profa. Ivonildes Melo
Público Alvo: Profissionais da segurança pública (Policia Civil, Militar, Guarda Municipal)
Abertura
Moderador: João Paulo Oliveira, Coordenador do CAPS III, Psicólogo, Pós-Graduado em Saúde Mental Coletiva (UNIRUY/WYDEN). Mestrando em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Palestrante, Pesquisador.

Palestrante: Dr. Geovane Carvalho Rocha
Tema: O impacto da falta de cuidado com a mente Médico, pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. Especialista em Saúde mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como no CAPS III como médico Psiquiatra.

Palestrante: Janara A. Teixeira Batista
Tema: Como obter saúde mental nos dias atuais?
Psicologa, pela Faculdade Juvêncio Terra. Especialista em Saúde mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá.

Palestrante: Nutricionista -Tainara Pereira
Tema: Alimentação e saúde mental: a relação entre o que você come e o que você sente Nutricionista pelo Centro Universitário de Gunambi. Atua como profissional do CAPS III, Hospital Municipal Carmela Dutra e Maternidade Municipal.

Palestrante: Sérgio Vinícius da Rocha Friaza
Tema: Exercícios físicos e saúde mental: promover uma vida mais ativa é a melhor forma de prevenção. Educador Físico pela Universidade Católica do Salvador. Atua no CAPS III, onde desenvolve ações de educação física. Atua ainda no município como personal training.

Palestrante: André Luiz Leão Guimarães
Administrador, empresário. Militante e palestrante espírita. Desenvolve suas atividades no Centro Espírita Obreiros do Porvir.
Palestrante: O papel da espiritualidade na conquista da saúde mental.

Encerramento

Debate sobre o tema
DIA “D” DO JANEIRO BRANCO SERÁ MARCADO POR AÇÃO NA PRAÇA AULA PUBLICA
Dia: 24/01/2020
Horário: 16h
Local: Praça da Catedral
Facilitadores: Professores de dança, zumba, jiu-jitsu, capoeira, tae-kwon-do.
Público Alvo: População em geral