Vacinação contra a gripe retorna na próxima segunda-feira em Bom Jesus da Lapa

0

A Secretaria Municipal de Saúde retoma na próxima segunda-feira, 6, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) . A SMS recebeu nova remessa de vacinas de acordo a  Diretora da  Vigilância a Saúde, Lais Sento Sé.

“Estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade”. A Diretora da  Vigilância a Saúde reforça que não há necessidade de procurar a vacina em um único dia, pois esta primeira fase segue até dia 15 de abril. Isto evita aglomerações, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

LojaoCosta-350x250px

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Bom Jesus da Lapa começou dia 23 de março e já imunizou mais de 4 mil pessoas, entre idosos e trabalhadores de saúde.

Fases da Campanha

Primeira fase (23/03): idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores da saúde.

Segunda fase (16/04): profissionais da força de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Terceira fase (09/05): professores das escolas públicas e privadas, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há pouco tempo), crianças entre 06 meses a menores de 06 anos, povos indígenas, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idades.

A campanha nacional foi antecipada em 2020 justamente por causa da Covid-19. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas é importante para facilitar o diagnóstico e evitar a superlotação dos hospitais.