Prefeitura de Bom Jesus da Lapa cria Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus

0
GrupoSCosta-350x250px
Reunião entre as principais Secretarias e o Santuário com o prefeito Eures Ribeiro.

Considerando a declaração pela Organização Mundial da Saúde, em 11 de março de 2020, de pandemia de COVID-19; a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência do novo coronavírus e o  Decreto Municipal de Medidas de Prevenção e Controle para Enfrentamento do COVID-19, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa criou na manhã desta quarta-feira(18) o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no município, entre outras providências.

E, mesmo com nenhum caso suspeito registrado  no município até o momento,  as atividades do comitê  teve início já na manhã de hoje com  com uma reunião no Consórcio Velho Chico. Decidindo pela suspensão das aulas da Rede Municipal e Privada por tempo indeterminado, suspensão do   Campeonato Lapense, e suspensão das Missas e Celebrações no santuário, além do cancelamento dos Festejos de São Pedro.

De acordo o prefeito Eures Ribeiro, além dessas ações, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria Municipal de Saúde, também já criou  o Plano de Contingência de Enfrentamento ao Coronavírus.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo o Decreto o  Comitê será  composto pelos seguintes órgãos: Secretaria da Saúde; Secretaria de Finanças; Secretaria da Educação; Segurança Pública, Policia Civil e Militar; Secretaria da Administração, Governo e Planejamento; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Obras e Infraestrutura; Secretaria do Meio Ambiente; Defesa Civil Municipal; Secretária de Turismo e Empreendedorismo.

As reuniões também contarão  com a presença da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa; Representantes das Lojas Maçônicas Luz e Liberdade e Acácia Lapense; Representante do Ministério Público Estadual na comarca de Bom Jesus da Lapa; Representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil do Município de Bom Jesus da Lapa – OAB/BA; Representantes da Igreja Católica de Bom Jesus da Lapa;  Representante das Igrejas Evangélicas de Bom Jesus da Lapa;  Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus da Lapa -BA; Representante da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL.

O intuito do Comitê será a construção de ações que trabalhem a prevenção junto à comunidade lapense. A coordenação dos trabalhos será do prefeito Eures Ribeiro.