Presidente da Câmara, Eduardo Filho, fala sobre a importância do comércio e a necessidade de salvar vidas humanas

0
GrupoSCosta-350x250px

A última semana foi de muitos debates e protestos por conta do fechamento do comércio não essencial em Bom Jesus da Lapa e região, em cumprimento ao decreto estadual que trouxe medidas restritivas com o objetivo de frear o crescimento dos casos de Covid-19. A decisão foi tomada em conjunto com o Governador Rui Costa e prefeitos do Oeste.

A Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa trouxe o assunto na última sessão. O presidente do Legislativo lapense, Eduardo Filho (Eduardinho), falou sobre o cenário de enfrentamento a Covid-19, a importância do comércio e a necessidade de salvar vidas.

BahiaFArmShow-350x250px

Durante o seu pronunciamento, Eduardinho falou que por conta do decreto estadual, a Câmara também esteve fechada, explicando que “não é que eu queria fechar essa casa do povo, mas também aqui é a casa das leis. E eu não poderia deixar de cumprir a lei. E a lei do governo do estado [ o decreto], era que fechassem todos os órgãos”.

O presidente ressaltou que todos os vereadores se preocupam com o comércio, “sabemos que o comércio precisa funcionar, tem pai de família, funcionário, que corre o risco de perder emprego” e que também é preciso levar em contar a necessidade de salvar vidas humanas. “Eu todo dia recebo ligações e mais mensagens no meu celular. Vereador, tô com meu cunhado na na UPA e não tem vaga, como é que faz? Você tem vontade de ajudar, ele e não pode ajudar”, reconhecendo que a situação nos casos de agravamento da doença é mais preocupante por conta da pouca disponibilidade de leitos de UTI.

Eduardinho disse que tem conversado com o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes (PSD) e explicou que a decisão de fechar comércio não partiu de Nunes. “O prefeito Fábio Nunes, não foi ele que fez [o decreto] essa semana. Ele apenas cumpriu um decreto do Estado do Governador do Estado, decreto esse, que decidiram que todos os prefeitos da região. E ontem, eu participei, acompanhei o prefeito Fábio, [na reunião virtual com o Governador], vim pra prefeitura, saindo quase nove horas, onde teve uma reunião online com os prefeitos da região”, disse.

Após a reunião, ficou definido que a região de Bom Jesus da Lapa poderá abrir os comércios não essenciais. Mas algumas regiões como Barreiras, ainda ficarão com medidas restritivas. Lá apenas o comércio essencial poderá abrir.

“Essa região [de Bom Jesus da Lapa] foi a única que abriu, os prefeitos fizeram isso, o Governador foi sábio e deixou pros prefeitos decidirem”. (…) “Fábio que vem aí mostrando que tem uma preocupação muito grande com o comércio, que todo decreto que ele fez, ele colocou a CDL, colocou os comerciantes, deu opiniões”, contou.

Eduardo ainda lamentou, que ainda uma parte dos comerciantes esteja prejudicada por conta da Covid-19: os donos de bares, desde o início da pandemia, principalmente por conta do horário de fechamento, com orientação das autoridades de saúde do estado.

A decisão de fechar o comercio é delicada na avaliação de Eduardinho, mas foi uma determinação que precisava ser cumprida. “O comandante da Polícia Militar falou que se abrisse, ele iria cumprir a ordem do Estado. Ele deixou bem claro pra todos os comerciantes. Então, o Prefeito não poderia deixar de cumprir um decreto do Estado”.

E finalizou: “Estamos muito preocupados, ninguém aqui quer que feche o comercio, a gente sabe da situação de calamidade, se o comércio começar a botar os pais de família pra fora”.

A Câmara de Bom Jesus da Lapa, através de seus vereadores e vereadoras, tem se colocado como importante instrumento de debates sobre as medidas de enfrentamento da Covid-19. Os parlamentares têm debatido de forma democrática, questões que levam em conta os interesses da população, fazendo cobranças e tomando decisões que ajudem o município a enfrentar a pandemia provocada pelo novo coronavírus.