Prestes a ser entregue, Codevasf inicia fase de testes da Adutora da Fé em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Imagem aérea da Adutora da Fé/Foto: Codevasf

A Adutora da Fé, projeto fundamental para a segurança hídrica da região, entrou na fase de testes, aproximando-se da conclusão e da entrega aguardada pela população. Com a primeira etapa da obra já finalizada, o projeto, executado pelo governo federal por meio da Codevasf (Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba), está prestes a ser entregue ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Bom Jesus da Lapa.

Com um investimento de R$ 43 milhões, a Adutora da Fé tem como objetivo atender a população de Bom Jesus da Lapa e, na segunda fase, beneficiar também os municípios de Riacho de Santana e Igaporã. Quando totalmente concluído, o sistema deverá atender cerca de 140 mil pessoas, proporcionando mais segurança e qualidade de vida à região.

A obra inclui a captação de água no Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, e a construção de adutoras ao longo da BR-430, até Igaporã. O projeto visa resolver um dos maiores problemas da região: o racionamento de água. Além disso, a adutora reduzirá a dependência de poços tubulares e carros-pipa, garantindo abastecimento contínuo e seguro.

Imagem aérea da Adutora da Fé/Foto: Codevasf

Segundo Marcelo Moreira, diretor-presidente da Codevasf, “A Adutora da Fé garantirá que as famílias tenham acesso à água de forma contínua e segura, resolvendo um antigo desafio hídrico da região e criando novas possibilidades para o desenvolvimento local.”

Harley Xavier, superintendente regional da Codevasf, também ressaltou o impacto da obra: “Essa fase de testes é crucial para a entrega da Adutora da Fé, que trará benefícios diretos à população, proporcionando mais qualidade de vida e reforçando o compromisso da Codevasf com a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.”

A Adutora da Fé contará com uma adutora de água bruta de 4,3 km, uma estação de tratamento de água, três estações elevatórias, além de uma adutora principal de 95 km e subadutoras com 250 km de extensão. O sistema atenderá 53 comunidades rurais e contará com seis reservatórios de concreto armado e 36 reservatórios menores.

Com a fase de teste em andamento, a expectativa é que a obra seja entregue ao SAAE de Bom Jesus da Lapa em breve, oferecendo à população uma solução definitiva para o abastecimento de água e assegurando o desenvolvimento sustentável da região.